Mogi amplia serviço de mamografia

A Prefeitura de Mogi das Cruzes ampliará, a partir do mês que vem, a oferta de exames de mamografia na rede básica de saúde. Em vez de 1,2 mil procedimentos, em média, realizados p

Compartilhar artigo

A Prefeitura de Mogi das Cruzes ampliará, a partir do mês que vem, a oferta de exames de mamografia na rede básica de saúde. Em vez de 1,2 mil procedimentos, em média, realizados por mês na Santa Casa e na Unidade Clínica Ambulatorial (Unica), serão 1,7 mil exames a cada 30 dias colocados à disposição das mulheres mogianas, inclusive as gestantes. A Secretaria Municipal de Saúde adquiriu um novo mamógrafo (o terceiro da rede municipal) para ser instalado no Pró-Mulher que funcionará em nova sede, no bairro do Mogilar, a partir da primeira quinzena de setembro.

Com isso, a espera pelo procedimento deverá ser reduzido em menos de um mês. A novidade foi anunciada ontem pela manhã pelo prefeito Marco Bertaiolli (PSD), após visita às novas instalações da nova sede da Secretaria de Saúde, onde funcionará, além do Pró-Mulher I, o primeiro Banco de Leite do município, além do novo almoxarifado da Prefeitura.

O prédio, instalado na rua Manoel de Oliveira, quase em frente ao Hospital Luzia de Pinho Melo, tem 2.291 metros quadrados, dois andares e está em processo de reforma e adaptação há quase um ano para ser alugado pela administração municipal por R$ 3 milhões por um período de cinco anos (R$ 5 mil a cada mês). “Será um prédio três em um, isto é, a unificação de três tipos de serviços em um único lugar: o setor administrativo da Secretaria de Saúde, totalmente informatizado com o SIS (Sistema Integrado da Saúde), o Pró-Mu-lher I, com maior capacidade de consultas, exames e coleta de laboratório, além de um espaço exclusivo para armazenamento de 140 itens de medicamentos, tanto do Promeg (programa de farmácia gratuita) quanto do medicamento em casa”, destacou Bertaiolli, que estava acompanhado de seu vice, José Antônio Cuco Pereira (PSDB), e dos secretários Marcello Cusatis (adjunto de Saúde), Walter Zago (Obras) e Rita Pomares (adjunta de Obras).

A mudança das instalações da Secretaria de Saúde e do Pró-Mulher tem início hoje, segundo o prefeito. “Vamos fazer uma mudança gradativa. A ideia é que, em setembro, no aniversário da cidade, todo esse processo seja concluído”, disse Bertaiolli.

O Pró-Mulher I e o Banco de Leite devem ocupar a maior área do prédio: 1.166 metros quadrados, com capacidade de atendimento de até 5 mil pessoas – o dobro do atendimento atual inclusive de distribuição de medicamento e coleta de exames. O novo Pró-Mulher terá uma sala de espera mais ampla, para acomodar até cem pessoas ao mesmo tempo, 16 consultórios, dos quais sete para ginecologia, três salas de ultrassonografia, eletrocardiotografia (exame de monitoramento fetal), consultório de odontologia, além de laboratório para coleta de exames (preventivo, de sangue, urina, entre outros).

O Banco de Leite será de médio porte: com dez salas para procedimentos diversos, entre coleta, acomodação da mãe, pasteurização e armazenamento de leite materno, além de capacidade para atender até 50 gestantes.

Fonte: Mogi News

Artigos Relacionados...

Últimas Notícias

A Inteligência Artificial na Saúde

Debates sobre os benefícios, riscos e limites da Inteligência Artificial (IA) têm sido uma constante no mundo contemporâneo, cada vez mais conectado e interligado. Para

Últimas Notícias

O surgimento e a expansão do ensino médico

Em fevereiro comemoramos os 216 anos da primeira Faculdade de Medicina do Brasil: a Universidade Federal da Bahia. Inicialmente chamada Escola de Cirurgia da Bahia,

Curta nossa página

Mais recentes

Receba conteúdo exclusivo

Assine nossa newsletter

Prometemos nunca enviar spam.

Há 20 anos somos a entidade representativa dos estabelecimentos privados de saúde de São Paulo em âmbito nacional

plugins premium WordPress
Scroll to Top