Sírio-Libanês inaugura laboratório de anatomia patológica

Investimento é de cerca de R$ 5 milhões

Compartilhar artigo

Com investimento inicial de cerca de R$ 5 milhões, o Hospital Sírio-Libanês (HSL) inaugura nesta quinta-feira, dia 27, o Laboratório de Anatomia Patológica Cirúrgica e Molecular. O objetivo do laboratório é aumentar a precisão e a velocidade dos diagnósticos, prognósticos e na predição de resposta terapêutica através de análises em tecidos e fluidos. Para a implantação foram adquiridos novos equipamentos e adequados espaços físicos já existentes.
 
O laboratório realiza diagnósticos em todos os tipos de amostras, inclusive as colhidas por meio de metodologias minimamente invasivas. Permitirá a ampliação da parceria firmada em 2011 com o Memorial Sloan-Kettering Cancer Center, de Nova York, para o desenvolvimento de programas colaborativos de ensino, desenvolvimento profissional e pesquisa envolvendo as duas instituições.
 
O Laboratório de Anatomia Patológica do HSL é composto de uma equipe técnica formada por 11 patologistas e 14 histotecnologistas (biólogos, farmacêuticos e biomédicos). Segundo Renata Coudry, coordenadora médica do laboratório, a subespecialização permite o estudo detalhado de partes específicas do organismo humano, aumentando as chances de identificar um diagnóstico raro ou complexo do que um patologista geral.
 
Uma das tecnologias utilizadas é o sequenciamento genético de nova geração, que permite analisar diversos genes ao mesmo tempo, com maior abrangência no estudo de tumores. O sequenciamento é muito utilizado por oncologistas, pois permite que os médicos decidam qual esquema de tratamento é o mais indicado para cada paciente.
 
Já os equipamentos de telepatologia possibilitam que os especialistas interajam com médicos de outras instituições para a troca de experiências e discussões de casos. Podem ser enviadas lâminas digitalizadas para a avaliação do outro profissional. 
 

Artigos Relacionados...

Últimas Notícias

A Inteligência Artificial na Saúde

Debates sobre os benefícios, riscos e limites da Inteligência Artificial (IA) têm sido uma constante no mundo contemporâneo, cada vez mais conectado e interligado. Para

Últimas Notícias

O surgimento e a expansão do ensino médico

Em fevereiro comemoramos os 216 anos da primeira Faculdade de Medicina do Brasil: a Universidade Federal da Bahia. Inicialmente chamada Escola de Cirurgia da Bahia,

Curta nossa página

Mais recentes

Receba conteúdo exclusivo

Assine nossa newsletter

Prometemos nunca enviar spam.

Há 20 anos somos a entidade representativa dos estabelecimentos privados de saúde de São Paulo em âmbito nacional

plugins premium WordPress
Scroll to Top