Planos de saúde elevam em 6,38% a disponibilidade de leitos entre 2009 e 2015

Índice atende ao padrão recomendado pelo Ministério da Saúde

Compartilhar artigo

O número de leitos disponibilizados aos beneficiários de planos saúde aumentou 6,38% na comparação entre setembro de 2015 e o mesmo mês de 2009. Isso significa um acréscimo de 7,78 mil leitos em todo o País, no período analisado, ao saltar de 122,07 mil unidades, em setembro de 2009, para 129,86 mil, no mesmo mês de 2015. Os números fazem parte da Nota de Acompanhamento do Caderno de Informações da Saúde Suplementar (NACISS), produzida pelo Instituto de Estudos de Saúde Suplementar (IESS). Leia a íntegra do estudo aqui.
 
Em termos proporcionais, significa que o sistema de saúde suplementar ofertou 2,6 leitos para cada grupo de mil beneficiários, índice que atende o padrão recomendado pelo Ministério da Saúde, de 2,5 a 3 leitos para cada mil pessoas. No SUS, para se ter uma referência, há 1,5 leito para cada grupo de mil brasileiros. 
 
Em setembro de 2015, o total de beneficiários de planos de saúde médico-hospitalar era de 50,26 milhões, uma alta de 19,46% em relação ao mesmo período de 2009, quando o sistema contava com 42,07 milhões de beneficiários. Por esse motivo, a proporção de leitos por mil beneficiários oscilou de 2,9, em setembro de 2009, para 2,6, em setembro de 2015. É importante observar que o dimensionamento de rede de atendimento pelos planos, geográfico e quantitativo, é estabelecido e monitorado pela Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS).
 
"Esse processo demonstra que, além de a saúde suplementar atender a recomendação do Ministério da Saúde na oferta de leitos, o setor tem buscado ser mais eficiente e mantendo os investimentos", avalia o superintendente executivo do IESS, Luiz Augusto Carneiro. "Para o ganho de eficiência avançar, o modelo de pagamento usado pelas operadoras para os serviços prestados por hospitais precisa se modernizar e premiar a performance e combater o desperdício", adiciona.
 

Artigos Relacionados...

Últimas Notícias

O surgimento e a expansão do ensino médico

Em fevereiro comemoramos os 216 anos da primeira Faculdade de Medicina do Brasil: a Universidade Federal da Bahia. Inicialmente chamada Escola de Cirurgia da Bahia,

Curta nossa página

Mais recentes

Receba conteúdo exclusivo

Assine nossa newsletter

Prometemos nunca enviar spam.

Há 20 anos somos a entidade representativa dos estabelecimentos privados de saúde de São Paulo em âmbito nacional

plugins premium WordPress
Scroll to Top