Teste caseiro é eficaz para detectar infecção por HPV, afirma pesquisa

Compartilhar artigo

DA REUTERS – Pesquisadores desenvolveram um teste de identificação do HPV (papilomavírus humano), o principal responsável pelo câncer do colo do útero, que pode ser feito em casa. Os resultados desses exames se mostraram mais eficientes do que o Papanicolaou.

O trabalho, publicado na revista “Lancet”, envolveu 20 mil mulheres no México. Metade se submeteu ao exame de coleta tradicional, feito por um profissional de saúde no laboratório, e a outra, ao exame “caseiro”.

No Papanicolaou, o material coletado da vagina é analisado por um profissional. Na versão feita em casa, ele é verificado por um sistema automatizado.

O exame caseiro identificou quatro vezes mais casos de câncer de colo do útero do que o teste tradicional. No diagnóstico de uma condição pré-câncer chamada neoplasia intraepitelial, o novo exame identificou três vezes mais casos.

Os criadores acreditam que o teste possa ajudar mulheres de países em desenvolvimento e com menor acesso aos exames laboratoriais.
 

Fonte: Folha de S. Paulo

Artigos Relacionados...

Convenções firmadas

Firmadas Convenções Coletivas de Trabalho com SINSAUDESP

FIRMADA CONVENÇÃO COLETIVA DE TRABALHO COM O SINDICATO DOSAUXILIARES E TÉCNICOS DE ENFERMAGEM E TRABALHADORES EMESTABELECIMENTOS DE SERVIÇOS DE SAÚDE DE SÃO PAULO –SINSAUDESP, VIGÊNCIA

Curta nossa página

Mais recentes

Receba conteúdo exclusivo

Assine nossa newsletter

Prometemos nunca enviar spam.

plugins premium WordPress
Rolar para cima