Teste caseiro é eficaz para detectar infecção por HPV, afirma pesquisa

Compartilhar artigo

DA REUTERS – Pesquisadores desenvolveram um teste de identificação do HPV (papilomavírus humano), o principal responsável pelo câncer do colo do útero, que pode ser feito em casa. Os resultados desses exames se mostraram mais eficientes do que o Papanicolaou.

O trabalho, publicado na revista “Lancet”, envolveu 20 mil mulheres no México. Metade se submeteu ao exame de coleta tradicional, feito por um profissional de saúde no laboratório, e a outra, ao exame “caseiro”.

No Papanicolaou, o material coletado da vagina é analisado por um profissional. Na versão feita em casa, ele é verificado por um sistema automatizado.

O exame caseiro identificou quatro vezes mais casos de câncer de colo do útero do que o teste tradicional. No diagnóstico de uma condição pré-câncer chamada neoplasia intraepitelial, o novo exame identificou três vezes mais casos.

Os criadores acreditam que o teste possa ajudar mulheres de países em desenvolvimento e com menor acesso aos exames laboratoriais.
 

Fonte: Folha de S. Paulo

Artigos Relacionados...

Últimas Notícias

O surgimento e a expansão do ensino médico

Em fevereiro comemoramos os 216 anos da primeira Faculdade de Medicina do Brasil: a Universidade Federal da Bahia. Inicialmente chamada Escola de Cirurgia da Bahia,

Curta nossa página

Mais recentes

Receba conteúdo exclusivo

Assine nossa newsletter

Prometemos nunca enviar spam.

Há 20 anos somos a entidade representativa dos estabelecimentos privados de saúde de São Paulo em âmbito nacional

plugins premium WordPress
Scroll to Top