Microbiologia para crianças

Livro apresenta principais aspectos do tema para o público infantil

Compartilhar artigo

Apresentar aspectos da Microbiologia de uma forma simples e didática para crianças. Esta é a proposta do livro “Pai, o que é micróbio”, de autoria de Flavio Alterthum, com a colaboração de Telma Alves Monezi.

Voltado para o público a partir dos sete anos de idade, o volume faz parte da série “Você sabia?” da editora Atheneu, e apresenta aos pequenos o mundo dos micróbios, bactérias, fungos e vírus, além de suas relações com os demais seres e com a própria natureza.

Totalmente ilustrado, a obra destaca, por exemplo, o início da vida na Terra há 3,6 bilhões de anos, com os primeiros micróbios ou micro-organismos, e como eles estão presentes em todos os lugares que conhecemos. Demonstra também que uma parte deles pode nos causar doenças, mas que a sua maioria nos é benéfica e necessária – muitos deles, por exemplo, convivem no interior do nosso corpo e em animais, trazendo diversos benefícios.

A ideia do livro surgiu quando o professor Alterthum ainda tinha suas filhas pequenas, e elas costumavam ouvir uma música em que o cantor, com uma voz estridente, fazia a pergunta: “o que é bacilo?”. “Escolhi algumas características dos micróbios para que pudessem servir de base para a divulgação da microbiologia não só para crianças, mas também para que adolescentes e adultos possam perceber que a ‘vida oculta’ de seres não visíveis a olho nu existe, é pulsante, importante e indispensável para nós”, explicou na apresentação do livro.

Enfim, “Pai, o que é micróbio” tem a proposta de introduzir a Ciência aos mais novos, mas acaba por também cativar e ensinar a família inteira. Mais do que isso, é uma obra indicada para todos, já que falar sobre saúde é sempre importante em qualquer lugar.

Os autores
Doutor, livre-docente e professor titular aposentado da Universidade de São Paulo (USP), Flavio Alterthum é também coautor de um dos mais conhecidos livros da área utilizados nas universidades brasileiras, chamado Microbiologia.

Telma Alves Monezi, coautora e responsável pelo conteúdo lúdico do livro, é bióloga, mestre em Microbiologia pela USP e virologista do Departamento de Microbiologia da instituição.

Saiba mais:

Título: Pai, o que é micróbio?
Autores: Flavio Alterthum e Telma Alves Monezi
Páginas: 64 pgs
Edição: 2ª Edição
Ano de lançamento: 2012
 

 

Fonte: Comunicação FEHOESP

Artigos Relacionados...

Últimas Notícias

O surgimento e a expansão do ensino médico

Em fevereiro comemoramos os 216 anos da primeira Faculdade de Medicina do Brasil: a Universidade Federal da Bahia. Inicialmente chamada Escola de Cirurgia da Bahia,

Curta nossa página

Mais recentes

Receba conteúdo exclusivo

Assine nossa newsletter

Prometemos nunca enviar spam.

Há 20 anos somos a entidade representativa dos estabelecimentos privados de saúde de São Paulo em âmbito nacional

plugins premium WordPress
Scroll to Top