Tumor de Lula regride e cirurgia está descartada

Equipe médica que atende o ex-presidente diz que câncer na laringe dele diminuiu 75%; radioterapia será nova etapa do tratamento e vai até março

Compartilhar artigo

Equipe médica que atende o ex-presidente diz que câncer na laringe dele diminuiu 75%; radioterapia será nova etapa do tratamento e vai até março

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva reagiu acima do esperado aos dois ciclos de quimioterapia e não precisará ser submetido a uma cirurgia, hipótese que não era inicialmente descartada pelos médicos. A informação é de membros da equipe que trata do petista e foi transmitida em coletiva de imprensa realizada ontem, no Hospital Sírio-Libanês, na capital paulista.

A bateria de exames a que o ex-presidente foi submetido ontem à tarde para avaliar a eficácia do tratamento mostrou que o tumor diagnosticado em outubro, na laringe do petista, sofreu uma redução de 75% em relação ao seu tamanho inicial, de 2,5 centímetros de diâmetro.

A regressão, segundo o oncologista Artur Katz, excedeu a expectativa da equipe médica. “O tratamento atingiu todos os objetivos que podíamos imaginar, e teve bastante sucesso”, afirmou o oncologista Paulo Hoff. O cirurgião de cabeça e pescoço Luiz Paulo Kowalski disse que a cirurgia está “descartada”.

Exames – O ex-presidente foi submetido a uma tomografia, uma ressonância e uma laringoscopia, além de um PET-Scan para avaliar os efeitos dos ciclos de quimioterapia. Kalil Filho, médico pessoal de Lula, informou que durante a manhã o ex-presidente estava bastante apreensivo. “E o resultado foi um alívio tanto para ele como para a equipe médica.” O terceiro e o último ciclo de quimioterapia a que o ex-presidente será submetido teve início ontem mesmo. A expectativa é que Lula deixe o hospital hoje.

Após a série de exames, a equipe médica decidiu manter o cronograma inicial de tratamento contra o câncer. As sessões de radioterapia, definidas pela equipe médica como a parte curativa do tratamento, terão início em janeiro. O fim do tratamento está programado para fevereiro.

O oncologista Paulo Hoff informou que a recuperação de um câncer na laringe varia de paciente para paciente mas a previsão é de que o ex-presidente retorne as suas atividades políticas em março de 2012.

Fonte: O Estado de S. Paulo

Artigos Relacionados...

Convenções firmadas

Sindicatos firmam CCT com nutricionistas

Os sindicatos filiados à FESAÚDE-SP e o Sindicato dos Nutricionistas no Estado de São Paulo firmaram Convenção Coletiva de Trabalho (CCT), com vigência de 1º

Últimas Notícias

O sentimento dos trabalhadores brasileiros

William Shakespeare dizia que “a alegria evita mil males e prolonga a vida”. Infelizmente, os resultados da pesquisa State of the Global Workplace, realizada pela

Curta nossa página

Mais recentes

Receba conteúdo exclusivo

Assine nossa newsletter

Prometemos nunca enviar spam.

plugins premium WordPress
Rolar para cima