Saúde pública de Suzano ganha nota 5,4 em levantamento de Ministério

A saúde pública de Suzano ganhou nota 5,4 de um levantamento do Ministério da Saúde. O Índice de Desempenho do Sistema Único da Saúde (IDSUS) foi divulgado ontem. A nota da cidade suzanense é menor do que a média nacional que ficou em 5,47.

Para obter o índice, o governo federal levou em conta 24 fatores, entre eles, o índice de acesso ao Sistema Único de Saúde (SUS) com nota 4,4; o índice de qualidade do SUS com nota 8,25; proporção dos nascidos vivos de mães com no mínimo sete consultas de pré-natal; proporção de acesso hospitalar dos óbitos por acidente, e, proporção de parto normal. As notas foram dadas de zero a dez, sendo que abaixo de cinco é considerado ruim.

Região
Praticamente todas as cidades da região tiveram a mesma média. Santa Isabel teve o melhor índice com 5,85, seguida de Salesópolis com 5,68. Itaquaquecetuba teve a pior nota 4,8. Somente três cidades da região tiveram nota acima da média nacional (5,47): Poá com 5,49; Salesópolis e Santa Isabel.

Mais verbas
O ministro da Saúde, Alexandre Padilha, afirmou que o governo federal utilizará o IDSUS como critério para concessão de verba extra a estados e municípios. “O IDSUS é um indicador para avaliar a melhoria da “fotografia” de hoje com a dos próximos três anos. Quem melhorar o desempenho, merece receber mais incentivos”.

O levantamento mostrou que 20% dos municípios tiraram pontuação abaixo de cinco. Padilha disse que os gestores locais não devem ser os únicos responsáveis pelas notas baixas. “Não estamos fazendo avaliação das secretarias estaduais ou municipais . As três esferas são responsáveis”.

Fonte: Diário de Suzano

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

20 − 3 =

Há mais de oito décadas representamos hospitais, clínicas, laboratórios e outros estabelecimentos do setor privado de Saúde no Estado de São Paulo.

SINDICATOS

Rolar para cima