Relação com os pacientes é fundamental para performance

Painel do Congresso de Clínicas debateu por que investir cada vez mais nos clientes

Compartilhar artigo

A relação médico-paciente vem sendo resgatada ao longo dos anos. É por meio dela que hospitais e clínicas podem obter aprendizados para sua gestão e seus processos produtivos. E tudo começa na preparação dos colaboradores para receber todos os públicos que acessam os estabelecimentos.

"Engajar colaboradores é fundamental. Toda a equipe, dos gestores à linha de frente, precisam entender que só existimos porque existem pacientes", afirmou Kelly Rodrigues, sócia-diretora da Patient Centricity Consulting durante o módulo "Você no lugar do seu cliente", realizado no 12º Congresso Brasileiro de Gestão em Clínicas de Serviços de Saúde do IEPAS na Feira Hospitalar.

Maria Alice Rocha, superintendente de pessoas do Hospital Beneficência Portuguesa de São Paulo, corrobora essa visão. Para ela, toda a energia empregada com determinação em torno do paciente dá trabalho, mas funciona. "Investindo na cultura do hospital, que deve vir de dentro para fora, é possível estar preparado para atender os mais diversos tipos de públicos. Uma das ferramentas que auxilia muito na construção desse processo é a jornada do paciente, porque ela nos permite ver os problemas com a visão de quem realmente usa os serviços", ressaltou.

Daniela Camarinha, sócia-diretora da You Care Gestão-Marketing Saúde, e Marcio Ciamponi, diretor da MC Consultoria em Saúde, atuaram como coordenadores do debate.

 

 

Por Eleni Trindade

Foto: Leandro Godoi

Artigos Relacionados...

Últimas Notícias

O surgimento e a expansão do ensino médico

Em fevereiro comemoramos os 216 anos da primeira Faculdade de Medicina do Brasil: a Universidade Federal da Bahia. Inicialmente chamada Escola de Cirurgia da Bahia,

Curta nossa página

Mais recentes

Receba conteúdo exclusivo

Assine nossa newsletter

Prometemos nunca enviar spam.

Há 20 anos somos a entidade representativa dos estabelecimentos privados de saúde de São Paulo em âmbito nacional

plugins premium WordPress
Scroll to Top