Laboratório é recredenciado pela UNIMED após decisão judicial

Um laboratório, por decisão judicial, obteve o seu direito de recredenciamento da Unimed do Estado de Santa Catarina.  O despacho é da desembargadora Rosane Port

Compartilhar artigo

Um laboratório, por decisão judicial, obteve o seu direito de recredenciamento da Unimed do Estado de Santa Catarina. 

O despacho é da desembargadora Rosane Portella Wolff, que considerou o descredenciamento ilegal e em desconformidade com a legislação pertinente, pois, resultou na redução da rede prestadora de serviço, o que só poderia ter sido feita com a autorização expressa da ANS Agência Nacional de Saúde.

“O descredenciamento efetuado pela recorrida sem a observância dos requisitos previstos pelo art. 17, § 1o, da Lei 9.656/98, configura prática abusiva, combatida pelos arts. 6º, IV, 30, 48 e 51, XIII e § 1º, II, do CDC. 

A conduta da UNIMED atenta contra o princípio da boa-fé objetiva que deve guiar a elaboração e a execução de todos os contratos, pois frustra a legítima expectativa do consumidor". STJ, REsp n. 1.119.044/SP, Rela. Mina. Nancy Andrighi, DJe 04.03.2011.

Esta decisão da desembargadora consolida entendimento firmado pelo Tribunal de Justiça de Santa Catarina e demonstra a preocupação do Poder Judiciário com abusos praticados pelos planos de saúde contra os prestadores de serviço, que, por via de consequência, trazem reflexos prejudiciais diretos aos seus usuários.

Fonte: Tribunal de Justiça de Santa Catarina
 

Artigos Relacionados...

Últimas Notícias

CAPE discute interoperabilidade e COP30

A Câmara de Assuntos Políticos e Estratégicos da FESAÚDE recebeu o médico e deputado federal Ismael Alexandrino em sua última reunião de 2026 para tratar

Curta nossa página

Mais recentes

Receba conteúdo exclusivo

Assine nossa newsletter

Prometemos nunca enviar spam.

plugins premium WordPress
Rolar para cima