Experts estudam alterar critérios para diagnóstico de autismo

Uma análise de um grupo de especialistas da Associação Americana de Psiquiatria propôs mudanças na definição do autismo para reduzir a taxa de diagnóstico ...

Compartilhar artigo

Uma análise de um grupo de especialistas da Associação Americana de Psiquiatria propôs mudanças na definição do autismo para reduzir a taxa de diagnóstico dessa disfunção do desenvolvimento, que aumentou expressivamente nos Estados Unidos. Mas a medida também poderia dificultar o acesso de muitas pessoas a serviços de saúde, sociais e educacionais.

O grupo de especialistas está terminando a quinta edição do Manual de Diagnóstico e Estatísticas das Doenças Mentais, texto de referência que influi no tratamento, nas pesquisas e nas decisões das seguradoras de saúde.

Resultados preliminares dessa análise, apresentados ontem em uma reunião da Associação Médica da Islândia, mostram que o número de diagnósticos de autismo e desordens similares, como a síndrome de Asperger, aumentaram muito a partir do início dos anos 1980 – em alguns lugares, a taxa de prevalência chegou a 1%.

Pesquisadores creem que esses números estão inflados porque os critérios atuais de diagnóstico são vagos e abrangentes. “As mudanças propostas colocariam um fim a essa epidemia de autismo”, afirmou Fred Volkmar, diretor do Centro de Estudos Infantis da Escola de Medicina da Universidade Yale.

Fonte: O Estado de S. Paulo

Artigos Relacionados...

Últimas Notícias

O sentimento dos trabalhadores brasileiros

William Shakespeare dizia que “a alegria evita mil males e prolonga a vida”. Infelizmente, os resultados da pesquisa State of the Global Workplace, realizada pela

Curta nossa página

Mais recentes

Receba conteúdo exclusivo

Assine nossa newsletter

Prometemos nunca enviar spam.

plugins premium WordPress
Rolar para cima