Experts estudam alterar critérios para diagnóstico de autismo

Uma análise de um grupo de especialistas da Associação Americana de Psiquiatria propôs mudanças na definição do autismo para reduzir a taxa de diagnóstico ...

Compartilhar artigo

Uma análise de um grupo de especialistas da Associação Americana de Psiquiatria propôs mudanças na definição do autismo para reduzir a taxa de diagnóstico dessa disfunção do desenvolvimento, que aumentou expressivamente nos Estados Unidos. Mas a medida também poderia dificultar o acesso de muitas pessoas a serviços de saúde, sociais e educacionais.

O grupo de especialistas está terminando a quinta edição do Manual de Diagnóstico e Estatísticas das Doenças Mentais, texto de referência que influi no tratamento, nas pesquisas e nas decisões das seguradoras de saúde.

Resultados preliminares dessa análise, apresentados ontem em uma reunião da Associação Médica da Islândia, mostram que o número de diagnósticos de autismo e desordens similares, como a síndrome de Asperger, aumentaram muito a partir do início dos anos 1980 – em alguns lugares, a taxa de prevalência chegou a 1%.

Pesquisadores creem que esses números estão inflados porque os critérios atuais de diagnóstico são vagos e abrangentes. “As mudanças propostas colocariam um fim a essa epidemia de autismo”, afirmou Fred Volkmar, diretor do Centro de Estudos Infantis da Escola de Medicina da Universidade Yale.

Fonte: O Estado de S. Paulo

Artigos Relacionados...

Últimas Notícias

TEA exige debates e soluções consensuais

Nos últimos meses, reportagens e artigos sobre o Transtorno do Espectro Autista (TEA) passaram a ocupar com frequência os noticiários. Os motivos oscilam entre os

Curta nossa página

Mais recentes

Receba conteúdo exclusivo

Assine nossa newsletter

Prometemos nunca enviar spam.

Há 20 anos somos a entidade representativa dos estabelecimentos privados de saúde de São Paulo em âmbito nacional

plugins premium WordPress
Rolar para cima