Em novo podcast FEHOESP alerta sobre arenavírus

Infectologista Roberto Focaccia foi entrevistado e abordou o tema

Compartilhar artigo

O ressurgimento da febre hemorrágica no Brasil após mais de 20 anos sem relatos acendeu um alerta vermelho nos estabelecimentos de saúde. Na semana passada, o Ministério da Saúde divulgou informações sobre o caso registrado em um paciente da cidade Sorocaba, no interior de São Paulo. Um homem de 50 anos morreu após contrair o arenavírus, causador da doença. 

Entrevistado pelo Podcast FEHOESP, Roberto Focaccia, médico infectologista e livre docente pela USP, explica que a febre hemorrágica é considerada extremamente rara e de alta letalidade, e que, por ser confundida com outras doenças, o tratamento é feito de acordo com o quadro clínico e sintomas do paciente.

“A doença pode ser confundida com leptospirose, febre amarela, dengue e zika, por isso é importante fazer todas as avaliações possíveis. Enquanto isso, o paciente deve ficar em isolamento total e o profissional de saúde deve fazer notificações da suspeita o quanto antes”, explica.

Focaccia ainda alerta médicos, enfermeiros e estabelecimentos de saúde para os cuidados de higiene pessoal e do ambiente. “O staff médico deve usar máscaras, luvas, fazer lavagem constante da mão e limpar as superfícies com materiais específicos para desinfecção”.

Acesse nosso podcast e ouça a entrevista na íntegra.
 

Artigos Relacionados...

Convenções firmadas

Firmadas Convenções Coletivas de Trabalho com SINSAUDESP

FIRMADA CONVENÇÃO COLETIVA DE TRABALHO COM O SINDICATO DOSAUXILIARES E TÉCNICOS DE ENFERMAGEM E TRABALHADORES EMESTABELECIMENTOS DE SERVIÇOS DE SAÚDE DE SÃO PAULO –SINSAUDESP, VIGÊNCIA

Curta nossa página

Mais recentes

Receba conteúdo exclusivo

Assine nossa newsletter

Prometemos nunca enviar spam.

plugins premium WordPress
Rolar para cima