Contribuição sindical é disciplinada pela CLT

E é devida por todos que participam de uma categoria econômica ou profissional

Compartilhar artigo

O SINDHOSP informa que a fixação e o recolhimento da contribuição sindical estão  disciplinados nos artigos 578 e seguintes da Consolidação das Leis do Trabalho (CLT).
 
O artigo 579 da CLT expressamente dispõe:
 
“Art. 579. A contribuição sindical é devida por todos aqueles que participarem de uma determinada categoria econômica ou profissional, ou de uma profissão liberal, em favor do sindicato representativo da mesma categoria ou profissão, ou inexistindo este, na conformidade do disposto no artigo 591.”
 
A contribuição sindical é de natureza compulsória, sendo devida por todos que participam de uma categoria, quer seja econômica, ou profissional.
 
Assim, basta que o trabalhador esteja no exercício de sua atividade profissional para estar obrigado ao pagamento da contribuição sindical.
 
Os empregadores deverão descontar a contribuição sindical de seus empregados, no mês de março de cada ano, em valor correspondente à remuneração correspondente a um dia de trabalho, considerando-se como remuneração a soma do salário + os adicionais que forem pagos no mês de março e o recolhimento efetuado até o dia 30 de abril. 
 
Tendo em vista que a contribuição sindical destina-se ao custeio das entidades sindicais, o recolhimento deve ser feito para o sindicato que representa o trabalhador, ou seja, se enfermeiro, para o Sindicato dos Enfermeiros; se médico, para o Sindicato dos Médicos; se tecnólogo, técnico ou auxiliar de radiologia, para o Sindicato dos Tecnólogos, Técnicos e Auxiliares de Radiologia; se biomédicos, para o Sindicato dos Biomédicos; se fisioterapeuta, para o Sindicato dos Fisioterapeutas. No tocante aos demais trabalhadores, a contribuição é devida ao sindicato profissional da categoria preponderante, ou seja, para o Sindicato dos Empregados em Estabelecimentos de Serviços de Saúde das diferentes regiões do Estado, conforme a localidade de trabalho, nos termos do artigo 579, da CLT, acima transcrito. 
 
Qualquer dúvida, entrar em contato com o departamento Jurídico do SINDHOSP pelo telefone (11) 3224-7171 ou pelo e-mail: juridico@sindhosp.org.br.
 
 
 
São Paulo, 17 de fevereiro de 2016
 
 
Yussif Ali Mere Jr.
Presidente
 
 
 
Base Territorial: Estado de São Paulo
 

Artigos Relacionados...

Fehoesp

Informativo | PL Nº 3.394 24

Objeto: Projeto de Lei n.º 3.394/24 é encaminhado ao Congresso Nacional em regime de urgência   Escopo: Aumento da alíquota geral de CSLL e aumento

Últimas Notícias

Saúde mental, uma agenda prioritária

Os jogos olímpicos de Paris, além de nos entreter e extasiar com modalidades sendo disputadas a céu aberto em cartões-postais e monumentos históricos, nos deixam

Curta nossa página

Mais recentes

Receba conteúdo exclusivo

Assine nossa newsletter

Prometemos nunca enviar spam.

Há 20 anos somos a entidade representativa dos estabelecimentos privados de saúde de São Paulo em âmbito nacional

plugins premium WordPress
Rolar para cima