Empresas de Jundiaí entram na era digital

Desburocratização de processos, maior segurança e redução de custos são fatores apresentados como benefícios do certificado digital, documento eletrônico que passou a ser obrigatório para empresas ...

Compartilhar artigo

Documentos eletrônicos prometem facilitar administração de negócios e reduzir custos para empresários

Desburocratização de processos, maior segurança e redução de custos são fatores apresentados como benefícios do certificado digital, documento eletrônico que passou a ser obrigatório para empresas, prestadores de serviços e profissionais da área médica no Brasil.

Ele contém informações que identificam pessoa ou empresa na internet e, a partir de julho de 2012, será imprescindível para determinadas atividades administrativas que fazem parte da rotina de empresas.

Em Jundiaí, a ACE (Associação Comercial e Empresarial) oferece o serviço desde outubro de 2009 segundo Edmara Turbiani, coordenadora da Junta Comercial. O número de pessoas se adequando à era da tecnologia digital é crescente desde então. Neste mês, mais de 400 pessoas já foram atendidas. O empreendedor Fábio dos Santos, 32 anos, está entre elas. Ele é proprietário do restaurante Ki Panella, na Vila Maringá, há três anos.

“Meu contador ainda está me explicando detalhadamente como o certificado digital vai funcionar. Por enquanto, sei que vai agilizar alguns processos e terei toda a documentação da minha empresa online para acessar quando quiser”, diz.

A novidade é interessante, mas deveria ter custo mais simbólico de acordo com o produtor de vídeos Everton Moraes Longo, 28, no mercado há 10 anos. “Gastei mais de R$ 200 para ter o certificado.

Acho o valor fora da realidade do mercado porque se trata de uma criptografia, coisa simples de se fazer”, diz, completando: “Já que é obrigatório e só valerá para serviços relacionados ao controle governamental, deveria ser mais barato.”

A tecnologia da certificação digital foi desenvolvida a partir dos avanços da criptografia nos últimos 30 anos. No país, os estudos para a implantação do documento eletrônico começaram em 2001, quando foi criada a ICP- Brasil, entidade regularizadora do documento.

Ranking
A unidade de atendimento para emissão de certificado digital da ACE passou de 21ª para 7ª posição em ranking realizado pela Federação das Associações Comerciais do Estado de São Paulo. A atualização é feita com base nos últimos 12 meses e envolve as 146 localidades emissoras do documento que têm parceria com a Certisign.

Serviços médicos
Profissionais da área da saúde serão obrigados a entregar a DMED (Declaração dos Serviços Médicos) com imposto de renda por meio do certificado digital. A multa para quem não atender a norma será de R$ 5 mil.

Fonte: Jornal Bom Dia

Artigos Relacionados...

Últimas Notícias

O sentimento dos trabalhadores brasileiros

William Shakespeare dizia que “a alegria evita mil males e prolonga a vida”. Infelizmente, os resultados da pesquisa State of the Global Workplace, realizada pela

Curta nossa página

Mais recentes

Receba conteúdo exclusivo

Assine nossa newsletter

Prometemos nunca enviar spam.

plugins premium WordPress
Rolar para cima