Receita muda critérios para IRF de custos de viagem

Com a publicação da Lei nº 13.467/2017 e pela Medida Provisória nº 808/2017, altera a incidência do Imposto de Renda da Pessoa Física (IRPF), sobre as ve

Compartilhar artigo

Com a publicação da Lei nº 13.467/2017 e pela Medida Provisória nº 808/2017, altera a incidência do Imposto de Renda da Pessoa Física (IRPF), sobre as verbas de ajuda de custo e diárias para viagem.

Não haverá incidência do Imposto de Renda na Fonte e na Declaração de Ajuste Anual, sobre as remunerações pagas a título de:

1)     ajuda de custo até o limite de 50% da remuneração mensal, e deve ser destinada a atender às despesas com transporte, frete e locomoção do beneficiado e seus familiares, em caso de remoção de um município para outro, sujeitando-se, ainda, à comprovação posterior pelo contribuinte (art. 39 , I, RIR/1999);

2)    diárias para viagem: o valor total recebido passa a ser 100% isento do IRPF, porém é mantida a exigência de que as diárias devem ser destinadas, exclusivamente, ao pagamento de despesas de alimentação e pousada, por serviço eventual realizado em município diferente do da sede de trabalho, inclusive no exterior (art. 39, XIII, RIR/1999).

 

Fonte: Diário Oficial da União, Secretária da Receita Federal 

Artigos Relacionados...

Curta nossa página

Mais recentes

Receba conteúdo exclusivo

Assine nossa newsletter

Prometemos nunca enviar spam.

plugins premium WordPress
Rolar para cima