Você está no site do SINDSUZANO FEHOESP 360 Clique aqui para acessar o portal FEHOESP 360

Notícias

Arrecadação de ressarcimentos da ANS junto a planos de saúde quadruplica

Arrecadação de ressarcimentos da ANS junto a planos de saúde quadruplica

30/05/2014
O valor pago pelas operadoras de planos e seguros ao Sistema Único de Saúde (SUS) para ressarcir os serviços usados por seus clientes na rede pública quadruplicou nos quatro primeiros meses deste ano, em relação a igual período de 2013. Segundo a Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) foram R$ 91,15 milhões, montante que equivale à metade do que foi arrecadado em todo o ano de 2013.

A agência atribui o salto ao aprimoramento dos processos de gestão e à contratação de novos servidores para agilizar o ressarcimento. Além disso, houve prioridade na inscrição das operadoras inadimplentes na dívida ativa e a determinação para que elas incluam os débito com o SUS no seu balanço, com garantias e provisões para dívidas atuais e futuras. Para viabilizar o pagamento, a ANS identifica pacientes atendidos pelo sistema público de saúde e cruza as informações com o banco de dados dos clientes das operadoras.

Para a Federação Nacional de Saúde Suplementar (FenaSaúde), a alta no valor pago ao SUS não tem relação com o aumento na busca da rede pública pelos clientes dos seguros e sim, com a maior celeridade no processamento de dados. A Associação Brasileira de Medicina de Grupo (Abramge), que reúne operadoras de planos, informou que orienta associadas sobre os prazos e defesa dessas cobranças e considera positivas as melhorias no cadastro do Ministério da Saúde.



Fonte: O Globo