Você está no site do SINDSUZANO FEHOESP 360 Clique aqui para acessar o portal FEHOESP 360

Notícias

Ministro traz Caravana da Simplificação para São Paulo

Ministro traz Caravana da Simplificação para São Paulo

15/04/2014
Em evento promovido pela Secretaria Nacional da Micro e Pequena Empresa, realizado no dia 4 de abril, na sede do SESCON-SP, o ministro Guilherme Afif Domingos reuniu autoridades políticas e membros do empresariado para a edição paulista da Caravana da Simplificação.

O encontro teve como objetivo apresentar as ações do governo no sentido de fortalecer os micro e pequenos empresários em todo o país. Para isso, a Secretaria vem buscando o apoio dos Estados no sentido de aprovar o Projeto de Lei nº 237/2012, que tramita no Congresso Federal e institui a "universalização do Simples".

O ministro destacou os principais pontos do PL, como a extinção da substituição tributária, e pediu tratamento diferenciado para empresas da categoria. "Devemos fazer valer a Constituição que, em seu artigo 179, determina tratamento diferenciado aos pequenos negócios", destacou Afif.

Na opinião do presidente do SESCON-SP, Sérgio Approbato, aprovar o projeto "é de suma importância para o país, pois simplifica a carga tributária". Segundo ele, cerca de 95% das empresas nacionais se encaixam como micro ou pequenos negócios.

O ministro Guilherme Afif Domingos também destacou o lançamento da REDESIM, um sistema integrado para abertura, fechamento e alteração de empresas com base em todas as juntas comerciais do país, diminuindo a burocracia e otimizando o processo. "Hoje o nosso sistema de abertura de empresas é medieval", justificou.

Entre as autoridades presentes, o prefeito do município de São Paulo, Fernando Haddad, afirmou que a cidade também apoia a iniciativa. "Quero firmar publicamente a parceria com a agenda do Ministério", disse.

Outras autoridades e dirigentes participaram do evento, entre eles, o senador Eduardo Suplicy; o subsecretário de Empreendedorismo e da Micro e Pequena Empresa do Estado de São Paulo, Ernesto Vega Senise; o presidente da Associação Comercial de São Paulo, Rogério Amato; o presidente do Conselho Deliberativo do SEBRAE-SP, Alencar Burti; o presidente nacional do SEBRAE, Luiz Barretto; e os deputados federais Mendes Thame e Guilherme Campos, entre outros.

Representando a FEHOESP e o SINDHOSP, estiveram presentes Luiz Fernando Ferrari Neto, diretor das duas entidades, e Paulo Malafaia, superintendente do sindicato.



Fonte: Comunicação FEHOESP