Você está no site do SINDRIBEIRÃO FEHOESP 360 Clique aqui para acessar o portal FEHOESP 360

Notícias

Laboratórios discutem inovação, competitividade e novos modelos

Laboratórios discutem inovação, competitividade e novos modelos

24/05/2012
O 6º Congresso Brasileiro de Gestão em Laboratórios Clínicos, evento do ClasSaúde 2012, foi realizado no dia 24 de maio, no Expo Center Norte, durante a Feira Hospitalar.

O tema "Inovação, Competitividade e Novos Modelos de Negócios" foi tema da segunda parte do congresso, que trouxe representantes dos segmentos de laboratórios das áreas pública, privada, de apoio e associativo.

Para falar do setor público, Regina Cássia Simões Salles, coordenadora do Laboratório Municipal de Patologia Clínica de Campinas, que atende pelo SUS em sua totalidade, apresentou dados de seu serviço. "Nosso laboratório é estratégico porque é um único para o município todo, e o maior de Campinas", destacou.

Segundo ela, os processos implantados nos serviços resultaram em melhorias no processo de trabalho, além de redução na complexidade das rotinas e fluxo de trabalho automatizado. "Isso melhorou a produtividades e eficiência, gerando economia direta e indireta".

Já no setor privado, Luís Vitor de Lima Salomão, sócio-proprietário do Salomão Zoppi Diagnósticos, apresentou seu case de sucesso. "Qualquer que seja seu projeto, é necessário ter uma estratégia e tática. Em um mercado consolidado, inovação e competitividade andam de mãos dadas", fez questão de ressaltar.

Representante do setor de apoio, Roberto Santoro Meirelles, presidente do Instituto Hermes Pardini, falou sobre inovação, destacando que "criatividade é diferente de inovação, e inovar é gerar valor para o cliente".

Silvio Roberto Foletto, diretor da Central Sorológica de Vitória (ES), apresentou informações do setor associativo. Segundo ele, nesse sistema, "as pessoas que se rivalizam lá fora não podem trazer para dentro de uma reunião o mesmo clima, e a gente conseguiu fazer isso".


Fonte: FEHOESP
Fotos: Neuza Nakahara