Você está no site do SINDRIBEIRÃO FEHOESP 360 Clique aqui para acessar o portal FEHOESP 360

Notícias

Troca será feita nos dois implantes mesmo que só um esteja rompido

Troca será feita nos dois implantes mesmo que só um esteja rompido

08/02/2012
As diretrizes estabelecidas pelo governo federal para a substituição dos implantes rompidos das marcas PIP e Rofil garantem a troca das duas próteses mesmo que só uma delas esteja rompida.

Essa e as demais orientações para o atendimento das pessoas com os implantes defeituosos foram publicadas ontem no "Diário Oficial da União" e devem ser seguidas pela rede pública e pelos planos de saúde, diz o ministério.

"Se você troca de um lado só, existe diferença de volume, de massa. Cada marca [de prótese] tem uma característica, uma evolui mais lentamente para o rompimento, além de trazer transtorno para a paciente [que necessitar de uma segunda troca no curto prazo]", afirmou Wanda Elisabeth, representante da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica, nos debates sobre o tema com o governo federal.

A substituição está indicada para pacientes com próteses rompidas das duas marcas - ou com alteração no exame físico, no caso de histórico de câncer de mama.

O governo estima que 20 mil mulheres carreguem implantes PIP ou Rofil. Um número de trocas muito aquém desse já foi informado à sociedade, afirma Elisabeth.

A Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) disse já ter informado às vigilâncias locais para que façam o descarte dos implantes defeituosos retirados em cirurgia.


Fonte: Folha de S. Paulo