Em novo podcast FEHOESP alerta sobre arenavírus

Infectologista Roberto Focaccia foi entrevistado e abordou o tema

Compartilhar artigo

O ressurgimento da febre hemorrágica no Brasil após mais de 20 anos sem relatos acendeu um alerta vermelho nos estabelecimentos de saúde. Na semana passada, o Ministério da Saúde divulgou informações sobre o caso registrado em um paciente da cidade Sorocaba, no interior de São Paulo. Um homem de 50 anos morreu após contrair o arenavírus, causador da doença. 

Entrevistado pelo Podcast FEHOESP, Roberto Focaccia, médico infectologista e livre docente pela USP, explica que a febre hemorrágica é considerada extremamente rara e de alta letalidade, e que, por ser confundida com outras doenças, o tratamento é feito de acordo com o quadro clínico e sintomas do paciente.

“A doença pode ser confundida com leptospirose, febre amarela, dengue e zika, por isso é importante fazer todas as avaliações possíveis. Enquanto isso, o paciente deve ficar em isolamento total e o profissional de saúde deve fazer notificações da suspeita o quanto antes”, explica.

Focaccia ainda alerta médicos, enfermeiros e estabelecimentos de saúde para os cuidados de higiene pessoal e do ambiente. “O staff médico deve usar máscaras, luvas, fazer lavagem constante da mão e limpar as superfícies com materiais específicos para desinfecção”.

Acesse nosso podcast e ouça a entrevista na íntegra.
 

Artigos Relacionados...

Últimas Notícias

O surgimento e a expansão do ensino médico

Em fevereiro comemoramos os 216 anos da primeira Faculdade de Medicina do Brasil: a Universidade Federal da Bahia. Inicialmente chamada Escola de Cirurgia da Bahia,

Curta nossa página

Mais recentes

Receba conteúdo exclusivo

Assine nossa newsletter

Prometemos nunca enviar spam.

Há 20 anos somos a entidade representativa dos estabelecimentos privados de saúde de São Paulo em âmbito nacional

plugins premium WordPress
Scroll to Top