FEHOESP participa de encontro com secretário de Estado da Saúde de SP

SES pretende investir em soluções digitais e big data

Compartilhar artigo

A Agência Compass promoveu, na manhã do dia 21 de fevereiro, na Capital paulista, um bate papo com o secretário de Estado da Saúde de São Paulo (SES), José Henrique Germannn. O encontro reuniu gestores e líderes do setor, entre eles, o presidente da FEHOESP, Yussif Ali Mere Jr, o diretor da Federação, Luiz Fernando Ferrari Neto, e o CEO da FEHOESP, SINDHOSP e IEPAS, Marcelo Gratão.

As ações que já estão sendo desenvolvidas pela SES, e que colocam o paciente (ou cliente) no centro da assistência, foram expostas de forma bastante didática pelo secretário. O planejamento da secretaria parte de três linhas de atuação. A primeira é Políticas e Práticas de Gestão, que objetiva a eficiência operacional, a integração organizacional e a criação de um sistema de informações que auxilie na gestão de algumas organizações, como as santas casas, por exemplo. “É por esse caminho que vamos conseguir estabelecer mais vínculos com a iniciativa privada e combater o desperdício”, acredita o secretário.

Outra frente de atuação no planejamento da SES é de Políticas e Práticas Assistenciais, que contempla desde a atenção básica, passa pela secundária e terciária, introduz conhecimento e protocolos científicos até atingir a hierarquização e regionalização da assistência. “Hoje, no Brasil, nosso modelo assistencial está desorganizado. Precisamos melhorar o modelo para ganhar agilidade”.

Por fim, a terceira área do planejamento da secretaria é de Políticas e Práticas de Qualidade. “Dos hospitais públicos estaduais apenas metade tem algum nível de acreditação. Precisamos disseminar a cultura da qualidade e da melhoria contínua, para alcançarmos uma certa hegemonia”, defende José Henrique Germann. A segurança do paciente está no centro dessas ações da SES e, segundo o secretário, a inovação digital é a principal aliada nesse processo. “Vamos trabalhar para que o usuário tenha uma plataforma que o possibilite agendar consultas, exames, o seu prontuário e seja beneficiado pela telemedicina. Estamos investindo em big data”, ressaltou José Henrique Germann. Um projeto piloto deve acontecer ainda nesse primeiro semestre em um município do ABC paulista. O portal e a revista FEHOESP 360 pretendem acompanhar a iniciativa.

 

 

Da Redação

Artigos Relacionados...

Últimas Notícias

O surgimento e a expansão do ensino médico

Em fevereiro comemoramos os 216 anos da primeira Faculdade de Medicina do Brasil: a Universidade Federal da Bahia. Inicialmente chamada Escola de Cirurgia da Bahia,

Curta nossa página

Mais recentes

Receba conteúdo exclusivo

Assine nossa newsletter

Prometemos nunca enviar spam.

Há 20 anos somos a entidade representativa dos estabelecimentos privados de saúde de São Paulo em âmbito nacional

plugins premium WordPress
Scroll to Top