Exames diagnósticos de urgência correm risco de suspensão

A realização de exames diagnósticos de urgência pode ser comprometida a partir desta semana no Brasil. É o que alerta a Sociedade Brasileira de Medicina Nuclear.

Compartilhar artigo

A realização de exames diagnósticos de urgência pode ser comprometida a partir desta semana no Brasil. É o que alerta a Sociedade Brasileira de Medicina Nuclear (SBMN).
 
A entidade explica que este fato se deve à iminente escassez do molibdênio-99 (Mo99), um radioisótopo usado como matéria-prima para geração do tecnécio-99m (Tc99m), empregado na medicina nuclear para o diagnóstico de diversas doenças, como embolia pulmonar, infecções agudas, infarto do miocárdio, além de câncer, obstruções renais, demências e outras.
 
O Brasil depende da importação do Mo99 do Canadá e África do Sul. Ambos os países apresentaram problemas nas respectivas produções. Com o fornecimento do elemento à Comissão Nacional de Energia Nuclear (Cnen) afetado, isso terá impacto nas atividades dos geradores do tecnécio-99m fornecidos pelo Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares (Ipen).
 
A dependência do Brasil pela importação do Mo99 é vista pelo presidente da SBMN, Celso Darío Ramos, como um motivo para o país providenciar um reator capaz de suprir a demanda nacional. Hoje está em avaliação a implantação do Reator Multipropósito Brasileiro. “Precisamos, mais do que nunca, do Reator para garantirmos a autossuficiência do País na produção de radioisótopos”.
 
O projeto já tem avaliação positiva do Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (IBAMA) e passou por três audiências públicas, aguardando apenas o aval para sair do papel e ser construído.

Fonte: AMB

Artigos Relacionados...

Convenções firmadas

Firmadas Convenções Coletivas de Trabalho com SINSAUDESP

FIRMADA CONVENÇÃO COLETIVA DE TRABALHO COM O SINDICATO DOSAUXILIARES E TÉCNICOS DE ENFERMAGEM E TRABALHADORES EMESTABELECIMENTOS DE SERVIÇOS DE SAÚDE DE SÃO PAULO –SINSAUDESP, VIGÊNCIA

Curta nossa página

Mais recentes

Receba conteúdo exclusivo

Assine nossa newsletter

Prometemos nunca enviar spam.

plugins premium WordPress
Rolar para cima