Você está no site do SINDRIBEIRÃO FEHOESP 360 Clique aqui para acessar o portal FEHOESP 360

Notícias

Projeto Bússola realiza seu primeiro seminário

Projeto Bússola realiza seu primeiro seminário

01/11/2013
Iniciativa da FEHOESP em parceria com seus sindicatos filiados e a Organização Nacional de Acreditação (ONA), o Projeto Bússola realizou seu primeiro seminário no dia 29 de outubro, no auditório do SINDHOSP, capital paulista.

O objetivo do evento foi sensibilizar uma parcela de estabelecimentos, que se encaixam em determinados critérios e possuem interesse em implantar uma Gestão da Qualidade em suas administrações, a respeito dos requisitos e dificuldades em se aderir a processos como a Acreditação.

O público, composto por representantes de 35 clínicas de saúde, foi formado por tomadores de decisões dos estabelecimentos, como administradores, proprietários, diretores e supervisores de qualidade. Todos estavam interessados na proposta do projeto, baseado em um modelo bastante difundido entre estabelecimentos maiores como hospitais e que a Federação está levando para clínicas e ambulatórios de menor porte.

No seminário, a relações institucionais da ONA, Maria Carolina Moreno, falou sobre a importância de se adotar processos de qualidade nas organizações e como funciona a Acreditação. "É um organismo externo para avaliar os processos das organizações de saúde, a fim de se indicar o caminho certo em termos de qualidade. Seu principal objetivo é educacional", destacou durante sua apresentação.

As clínicas pré-selecionadas pelo projeto devem seguir alguns critérios, como serem sócias e/ou contribuintes de qualquer sindicato filiado à Federação; serem pessoas jurídicas legalmente constituídas há mais de um ano, com documentação em dia, alvará sanitário e licença de funcionamento; e possuírem no máximo 50 funcionários. Além disso, devem atuar nas especialidades de clínica médica, alergologia, angiologia, cardiologia, vascular, cirúrgica, dermatologia, endocrinologia, gastroenterologia, ginecologia, infectologia, oncologia, ortopedia, otorrinolaringogia, pediatria, pneumologia, urologia e vacinação.

No final do evento, o diretor da FEHOESP e um dos coordenadores do projeto, Luiz Fernando Ferrari Neto, explicou em detalhes como funcionará a Acreditação para clínicas e ambulatórios. Destacou também o papel da FEHOESP e seus sindicatos na inciativa, que tem boas expectativas. "Estamos atuando como um facilitador, e esperamos ter vários estabelecimentos participando".

O diretor destacou, ainda, que os valores negociados para a parceria possibilitarão às clínicas realizar todo o processo a um custo bem menor que os praticados pelo mercado.

O Projeto Bússola realizará ainda nove seminários semelhantes em diversas regiões do Estado: em Campinas (7/11); Presidente Prudente (12/11); Santo André (13/11); Sorocaba (14/11); Santos (19/11); Ribeirão Preto (19/11); São José do Rio Preto (26/11); São José dos Campos (27/11); e Bauru (31/10).



Fonte: Comunicação FEHOESP