Yussif debate Reformas durante a Welcome 2020

O presidente da FEHOESP Yussif Ali Mere Junior abordou as questões políticas brasileiras em sua participação no evento Welcome 2020 realizado pelo Grupo M&iacute

Compartilhar artigo

O presidente da FEHOESP Yussif Ali Mere Junior abordou as questões políticas brasileiras em sua participação no evento Welcome 2020 realizado pelo Grupo Mídia no Hotel Renaissance dia 28 de janeiro de 2020. Ele foi um dos debatedores da Mesa “Quais os reflexos na Saúde com as Reformas de 2019 e o que esperar para 2020?” e destacou os processos que o Brasil vem passando nos últimos anos e outros pelos quais o país ainda precisa passar. “Todo esse debate começou muito antes das reformas com a PEC 241 (Proposta de Emenda Constitucional que colocou um teto para os gastos com Saúde e Educação em 2016), pois era preciso mudar a qualidade do gasto do governo”, explicou ele. 

Segundo Yussif, uma das principais mudanças é acabar com privilégios no Brasil. “A Reforma da Previdência começou a mexer em alguns deles e foi um bom começo, mas precisamos continuar o processo para mudar essa cultura de privilégios e não estou falando apenas do funcionalismo ou dos casos de corrupção, mas fazer mudanças de cima para baixo nos três poderes da República”, salienta ele. De acordo com o presidente da Federação, é de se questionar como é possível que exista um teto salarial de R$ 39 mil nessas esferas e ainda existam pessoas que recebem salários acima de R$ 100 mil. “Levar a sério o compromisso com a ética e a governança, sermos mais coletivos e menos individuais e fazer uma maior integração entre o público e o privado são algumas formas para construirmos as mudanças positivas que esperamos”, concluiu. 

Também participaram do debate Renato Carvalho, presidente do Grupo Novartis; Pedro Westphalen, deputado pelo Partido Progressista (RS); Wilson Pollara, superintendente do Iamspe (Instituto de Assistência Médica ao Servidor Público) e ex-secretário de Saúde do Município de São Paulo, mediados por Edson Rogatti, diretor-presidente da Fehosp (Federação das Santas Casas e Hospitais Beneficentes do Estado de São Paulo). 
Na opinião de Westphalen, as reformas realizadas pelo atual governo dão mais credibilidade ao país em assuntos estratégicos. “Elas são fundamentais no país, que vive um novo momento, e são importantes para mostrar a nossa seriedade para investidores estrangeiros que estão chegando cada vez mais”, acredita ele. Para Carvalho, o grande papel do setor privado, que ele representou no debate, é importante reconhecer os avanços que vêm sendo feitos e contribuir com a sociedade. “Como cidadãos temos o dever nobre de cuidar da saúde das pessoas e realizarmos algo mais estruturado para sociedade. As empresas precisam ter lucro, sim, mas com responsabilidade social”, afirmou. 

Na opinião de Wilson Pollara, o atual governo está fazendo mudanças importantes ao reestruturar a forma de distribuição de recursos e de obrigações. “O custeio e o investimentos foram divididos em dois blocos, o que é importante para facilitar a realocação de recursos nas áreas com maior necessidade. Outra medida importante foi a distribuição dos recursos do plano de assistência básica para as prefeituras apenas de acordo com os munícipes cadastrados, o que é fundamental para gerar indicadores de gestão e, consequentemente, um atendimento mais eficaz”, destacou.  

Acompanhe a cobertura completa da Welcome 2020 na edição da Revista FEHOESP 360 de fevereiro. Em breve! 

 

Por Eleni Trindade 
 

Artigos Relacionados...

Últimas Notícias

O surgimento e a expansão do ensino médico

Em fevereiro comemoramos os 216 anos da primeira Faculdade de Medicina do Brasil: a Universidade Federal da Bahia. Inicialmente chamada Escola de Cirurgia da Bahia,

Curta nossa página

Mais recentes

Receba conteúdo exclusivo

Assine nossa newsletter

Prometemos nunca enviar spam.

Há 20 anos somos a entidade representativa dos estabelecimentos privados de saúde de São Paulo em âmbito nacional

plugins premium WordPress
Scroll to Top