Campanha contra o Sarampo: é preciso vacinar!

Imunização é a única maneira de combater a doença

Compartilhar artigo

Todos os cuidados com o sarampo precisam continuar, pois este já é considerado o pior surto global da doença desde 2016, segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS). O principal motivo é a falta de vacinação. Por isso, está em andamento uma campanha nacional de vacinação em duas etapas: a primeira vai até o dia 25 de outubro para crianças de 6 meses a 5 anos incompletos e a segunda começa no dia 18 de novembro para pessoas com idade entre 20 e 29 anos. 

O objetivo do Ministério da Saúde é vacinar 2,6 milhões de crianças, grupo prioritário da primeira fase, pois elas são os pacientes mais suscetíveis às complicações do vírus, como pneumonia e problemas no sistema nervoso central em função das defesas naturais das crianças ainda serem pouco desenvolvidas.  

A vacinação é fundamental para evitar que a doença se espalhe ainda mais e para proteger pessoas que não podem receber a imunização, como gestantes e pessoas com sistema imunológico comprometido. Infelizmente, ainda houve pouca adesão da população à campanha. 

Somente a imunização traz a proteção necessária para a enfermidade que é considerada grave e pode matar. Já foram registradas 5.411 casos da doença e 9 mortes no Estado de São Paulo desde o início deste ano. A capital paulista é o município com o maior número de casos em todo o Brasil. 

De acordo com a Secretaria Estadual de Saúde, as pessoas que já tomaram duas doses da vacina não necessitam de nova imunização, mas é bom levar a carteirinha de vacinação ao posto de saúde mais próximo para verificar se há alguma pendência. A campanha visa os grupos de risco, mas as pessoas que tiverem contato com doentes podem tomar uma dose de reforço. 

Saiba mais sobre SARAMPO clicando aqui.
 

Artigos Relacionados...

Últimas Notícias

O surgimento e a expansão do ensino médico

Em fevereiro comemoramos os 216 anos da primeira Faculdade de Medicina do Brasil: a Universidade Federal da Bahia. Inicialmente chamada Escola de Cirurgia da Bahia,

Curta nossa página

Mais recentes

Receba conteúdo exclusivo

Assine nossa newsletter

Prometemos nunca enviar spam.

Há 20 anos somos a entidade representativa dos estabelecimentos privados de saúde de São Paulo em âmbito nacional

plugins premium WordPress
Scroll to Top