Você está no site do SINDMOGI FEHOESP 360 Clique aqui para acessar o portal FEHOESP 360

Notícias

Novos diretores da ANS são empossados

Novos diretores da ANS são empossados

02/09/2014
Em cerimônia realizada na manhã desta segunda-feira (1/09), no Rio de Janeiro, o Ministro da Saúde, Arthur Chioro, deu posse  aos três novos diretores da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS): Simone Freire, José Carlos Abrahão e Martha Oliveira.

A mesa de autoridades contou com a presença dos demais diretores da Agência, André Longo (diretor-presidente) e Leandro Reis (diretor de Normas e Habilitação de Operadoras) e dos secretários Estadual de Saúde, Marcos Musafir, e Municipal de Saúde, Daniel Soranz. Participaram do evento, além de servidores e de ex-diretores da ANS, representantes de órgãos governamentais e de instituições ligadas ao setor de saúde suplementar, como associações de operadoras, prestadores de serviços de saúde e órgãos de defesa do consumidor.

O ministro da Saúde, Arthur Chioro, destacou a trajetória profissional dos novos integrantes da diretoria colegiada da ANS, ressaltando o histórico de Abrahão no setor de saúde e a importância da presença de duas servidoras de carreira para o aprimoramento do sistema regulatório: "Os três certamente enfrentarão grandes desafios, mas trarão uma enorme contribuição ao setor", afirmou.

Chioro, que mais uma vez falou sobre a qualificação técnica dos servidores da Agência, também ressaltou a importância de uma gestão cada vez mais integrada no sistema nacional de saúde: "Existe uma agenda comum que precisa ser compartilhada entre todos os integrantes dos setores público e privado. É impossível pensar na gestão da saúde sem considerarmos a necessidade de uma agenda comum de trabalho no âmbito público e no suplementar".

O diretor-presidente da ANS, André Longo, reafirmou o compromisso de exigir que o setor de saúde suplementar garanta tudo o que foi contratado pelos consumidores, com qualidade e em tempo oportuno, num ambiente que persiga cada vez mais a geração e produção de saúde: "Dou boas-vindas aos novos diretores e asseguro que a ANS está cada vez mais comprometida com o rigor técnico, a transparência e a previsibilidade tão importantes para o setor de saúde. A Agência tem tido assento e participado de todas as mais importantes discussões que se passam no colegiado de gestão do Ministério, sempre com esse olhar e objetivo de maior e melhor integração, com um verdadeiro sentido de parceria, para além dos compromissos e obrigações formais do contrato de gestão firmado entre as duas instituições".

Os novos diretores


Simone Sanches Freire - diretora de Fiscalização: "Essa é uma honra tão grande quanto o desafio que representa. A regulação exercida pela ANS com o objetivo de resguardar o interesse público pode estar mais fortemente focada em seu poder regulador para que nossas ações ganhem celeridade, eficácia e eficiência."

Funcionária da ANS desde 2002 e servidora de carreira desde 2005, Simone Freire é graduada em Ciências Jurídicas pela Universidade São Francisco (São Paulo) e possui especialização em Direito Público pela mesma instituição (2000). Em 2004, fez pós-graduação em Direito Administrativo, Tributário e Constitucional, pela Universidade Estácio de Sá (Rio de Janeiro). Em 2008, concluiu especialização em Regulação de Saúde Suplementar, pela Fundação Getúlio Vargas, em parceria com o Hospital Síri da Gerência de Apoio à Diretoria Colegiada (GEADC) na ANS - 2013.
 Coordenadora da Coordenadoria de Inquéritos da ANS - 2012/2013.
 Fiscal doo Libanês e a ANS. Em sua carreira, exerceu cargos de:
 Diretora Adjunta da Diretoria de Gestão da ANS - 2013/2014.
 Gerente Núcleo Regional de Atendimento e Fiscalização de São Paulo - 2007/2009, entre outras atividades.
 Coordenadora na Corregedoria da ANS (dez 2005 a nov 2007) e Corregedora Substituta (dez 2006 a jun 2007).

José Carlos de Souza Abrahão - diretor de Gestão: "Nós temos a saúde como um bem, um bem que não se mensura porque lida com a vida humana. Na saúde suplementar, necessitamos, cada dia mais, convergir e agregar para fortalecer o Sistema Único de Saúde. Temos que nos preocupar em cada dia construir uma saúde mais digna, mais humana e de melhor qualidade."

Formado em Medicina pela Faculdade Souza Marques (1977), José Carlos Abrahão também é especializado em pediatria e pós-graduado em Administração Hospitalar pelo Instituto Thomas Father. Em 1991, concluiu MBA Executivo pelo Instituto COPPEAD de Administração da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Em sua carreira destacam-se as seguintes experiências:
 Presidente da Confederação Nacional de Saúde - 2003/2014;
 Presidente da Federação dos Hospitais e Estabelecimentos de Serviços de Saúde do Estado do Rio de Janeiro - 2000/2014;
 Presidente da Federação Internacional de Hospitais 2007/2013;
 Membro do Conselho Empresarial de Medicina e Saúde da Associação Comercial do Rio de Janeiro - desde 2011, entre outras atividades.

Martha Regina de Oliveira - diretora de Desenvolvimento Setorial: "Inicio uma nova fase de estudo, aprimoramento, conhecimento e de desafios: a DIDES. Desenvolvimento de um setor tão complexo e que ainda busca algumas definições; Desenvolvimento de um setor que lida com vidas e com desafios no seu cuidar; Desenvolvimento que em 2014 precisa se traduzir em um maior diálogo entre os atores e em inovação para lidar com problemas multifatoriais. Grandes desafios estão colocados diante da ANS e da DIDES e teremos que, com transparência, firmeza, segurança e diálogo, enfrentá-los."

Médica com especialização em pediatria, graduada pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), e com mestrado em saúde coletiva pela mesma instituição, Martha Oliveira é doutoranda na área de envelhecimento humano na Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Ingressou na ANS como médica consultora em 2004 e em 2005, após prestar concurso público para o cargo de Especialista em Regulação de Saúde Suplementar, tornou-se servidora do quadro efetivo da Agência Nacional de Saúde Suplementar. Em sua trajetória profissional ocupou os cargos de:
 Gerente-Geral de Regulação Assistencial (2007 - 2013) na ANS.
 Chefe de Gabinete e Assessora da Presidência da ANS (2005).
 Médica no Hospital Universitário Clementino Fraga Filho (2003 - 2004).
 Médica consultora no Hospital Pró-Cardíaco (2003).
 Médica Plantonista na UTI Neonatal da Maternidade-Escola da UFRJ (2001 - 2002).



Fonte: ANS