OMS divulga lista de exames essenciais

Prevenção de doenças é uma das preocupações de entidade internacional

Compartilhar artigo

A Organização Mundial de Saúde (OMS) divulgou pela segunda vez uma lista de Exames Laboratoriais Essenciais. O documento foi ampliado em relação ao do ano passado para incluir testes de diagnóstico e monitoramento de câncer. Também foram adicionados exames para descobrir doenças infecciosas como cólera, leishmaniose, esquistossomose, dengue e zika. 

A lista modelo da entidade mundial foi ampliada em relação à sua primeira edição: em 2018 foram citados 113 exames e na atual são 228 tipos de recursos diagnósticos classificados como essenciais.   

A realização de exames, principalmente os preventivos, contribui para a qualidade de vida das pessoas e até para diminuir custos da saúde.

De acordo com Wilson Shcolnik, presidente da Sociedade Brasileira de Patologia Clínica e Medicina Laboratorial (SBPC/ML), citando um estudo da Universidade Federal de São Carlos (USFCar), doenças que tem apenas alterações laboratoriais, sem manifestar sintomas, têm chance de cura em torno de 90%. "A realização de exames preventivos é menos onerosa ao sistema de assistência à saúde e mais benéfica ao paciente”, afirma. 

Consulte a lista completa AQUI (conteúdo em inglês). 

Da Redação 

Artigos Relacionados...

Últimas Notícias

O surgimento e a expansão do ensino médico

Em fevereiro comemoramos os 216 anos da primeira Faculdade de Medicina do Brasil: a Universidade Federal da Bahia. Inicialmente chamada Escola de Cirurgia da Bahia,

Curta nossa página

Mais recentes

Receba conteúdo exclusivo

Assine nossa newsletter

Prometemos nunca enviar spam.

Há 20 anos somos a entidade representativa dos estabelecimentos privados de saúde de São Paulo em âmbito nacional

plugins premium WordPress
Scroll to Top