Você está no site do SINDJUNDIAI FEHOESP 360 Clique aqui para acessar o portal FEHOESP 360

Notícias

FEHOESP e sindicatos lançam o Projeto Bússola

FEHOESP e sindicatos lançam o Projeto Bússola

21/10/2013
Em parceria com seus sindicatos filiados, a FEHOESP está lançando o Projeto Bússola, iniciativa piloto que vai levar os princípios da Gestão da Qualidade e os processos de Acreditação para as clínicas e ambulatórios de saúde em todo o Estado.

Com isso, as empresas de menor porte terão à disposição uma alternativa para investirem na qualificação de seus serviços e processos internos. "Este projeto-piloto vai modificar a forma como muitos prestadores de serviços em saúde dirigem seus negócios e tratam seus pacientes, mesmo nos pequenos estabelecimentos", confirma o presidente da FEHOESP, Yussif Ali Mere Junior.

Na área da saúde, a Acreditação já é um modelo consagrado, baseado na avaliação constante e parâmetros previamente definidos. "Este modelo tem se mostrado uma importante ferramenta de gestão, pois as organizações têm a possibilidade de desenvolver uma política de segurança do paciente; estabelecer estratégias e medir desempenho; identificar oportunidades de melhoria e promover a cooperação entre processos e pessoas das equipes", destaca Maria Carolina Moreno, assessora de Relações Institucionais da Organização Nacional de Acreditação (ONA).

A entidade será responsável pelo modelo a ser aplicado e pela certificação das empresas que aderirem ao projeto, enquanto o Instituto Brasileiro para Excelência em Saúde (IBES) fará a implementação dos processos dentro dos serviços de saúde.

A parceria entre a FEHOESP, sindicatos e ONA possibilitará às clínicas, ainda, realizar todo o processo a um custo bem menor que os praticados pelo mercado.

Seminários nos sindicatos
A primeira etapa do projeto-piloto consiste na realização de 10 seminários nas bases dos sindicatos filiados à FEHOESP, com o objetivo de apresentar o tema Gestão da Qualidade e informar a respeito dos requisitos e dificuldades para se aderir a processos como a Acreditação.

Como é destinado especialmente a clínicas de pequeno e médio portes, há critérios para a participação por parte das empresas, que devem se sócias e/ou contribuintes de qualquer sindicato filiado à Federação; serem pessoas jurídicas legalmente constituídas há mais de um ano, com documentação em dia, alvará sanitário e licença de funcionamento; e possuírem no máximo 50 funcionários. As clínicas devem atuar, ainda, nas especialidades de clínica médica, alergologia, angiologia, cardiologia, vascular, cirúrgica, dermatologia, endocrinologia, gastroenterologia, ginecologia, infectologia, oncologia, ortopedia, otorrinolaringogia, pediatria, pneumologia, urologia e vacinação. Sua estrutura não pode ser classificada como consultório.

O primeiro seminário acontece no próximo dia 29 de outubro, em São Paulo (veja a programação e inscreva-se aqui).

Serão realizados ainda seminários em Bauru (31/10); Ribeirão Preto (5/11); Campinas (7/11); Presidente Prudente (12/11); Santo André (13/11); Sorocaba (14/11); Santos (19/11); São José do Rio Preto (26/11); e São José dos Campos (27/11).



Fonte: Comunicação FEHOESP