Inovação nos processos de transformação do setor 

Como novas tecnologias estão melhorando a saúde ao redor do mundo

Compartilhar artigo

Em comemoração ao Dia do Hospital, celebrado em 2 de julho, a FEHOESP promoveu o evento "Transformando a inovação em prática", com o objetivo de apresentar exemplos de sucesso em empresas inovadoras, com soluções econômicas e financeiras, oferecendo alternativas para dinamizar o setor da saúde de forma mais inteligente. Luiz Fernando Ferrari Neto, vice-presidente do SINDHOSP e diretor da FEHOESP, deu as boas-vindas aos participantes. Segundo ele, "a inovação vai promover uma diferenciação na assistência e melhorar a interação entre médicos e pacientes".

Para Carlos Ballarati, diretor executivo da I9Med Diagnósticos Laboratoriais Rápidos, a inovação já apresenta diversas mudanças no setor da saúde ao redor do mundo. “Muitas coisas estão mudando na saúde e em uma velocidade assustadora. São novas tecnologias, nanotecnologias, genética, só como exemplo. Hoje também utilizamos melhor os dados gerados e conseguimos transformá-los em informações preciosas que impactam todos os aspectos da medicina”.

Pedro Alvarez, diretor comercial da Z Life Care, afirmou que atualmente a capacidade de processamento de dados é impressionante. "O pensamento digital é mais do que urgente. A evolução tem acontecido de modo exponencial e até 2050 os computadores serão capazes de pensar como um cérebro humano", explicou. Ele mostrou como sua plataforma pode auxiliar no planejamento, acompanhamento e controle dos atendimentos remotos. A startup brasileira já conta com 16 milhões de usuários em 190 países e reduz em até 90% o tempo médio para obtenção de dados.

Jamil Ribeiro Cade, fundador e CEO da W3 Care, mostrou uma solução de suporte, comunicação e gestão para vítimas de traumas. Ele apresentou a solução Teletrauma, plataforma criada para atendimento do politrauma que pode ser acessada por hospitais, clínicas, centros de emergência, ambulâncias e todo corpo médico. “Baseados em sete tipos de traumas geramos um algoritmo para tomada de decisões nas ambulâncias, assim o paciente pode ser encaminhado para o centro hospitalar adequado. Com isso reduzimos custos hospitalares e deslocamentos desnecessários. O aplicativo permite ao corpo médico saber tudo o que acontece no processo em tempo real, como por exemplo, a quantidade de pacientes atendidos, mapa de calor do trauma e seus desfechos”.

Abordando a “Gestão do Ciclo da Receita na Saúde”, Hélio Franqui, diretor da área de Sucesso do Cliente, da Avatar Soluções, defendeu que é importante e primordial conferir as regras de negócios dentro dos estabelecimentos. “Todo hospital deveria acompanhar seus resultados e fazer integração de suas áreas, isso é fundamental. Porém, muito difícil de fazer. É necessário identificar prazos vencidos, fazer automatização dos processos de conferência de itens hospitalares e, entre outras medidas, criar padrões de cobrança para itens interdependentes relacionados aos procedimentos médicos”. 

Durante a palestra “Tecnologia aplicada aos processos – Como seu faturamento pode gerar eficiência e controles para tomada de decisões”, Fabio Monsanto, CEO da Tradimus, abordou o faturamento automatizado de processos com convênios. 

Para ele, por meio da ágil obtenção de dados é possível melhorar processos e executar planos de ação. “Com dados baseados em 127 operadoras e 15 milhões de contas foram gerados 250 mil arquivos e eles demonstraram que 45% das operadoras fazem demonstrativos de custos em PDF. Fazemos a estratificação e análise desses dados e, com um banco de informações, conseguimos ter um tempo de retorno com maior eficiência para as empresas”. A Tradimus firmou parceria com a FEHOESP para oferecer aos representados da entidade100% de automação da baixa e estratificação dos demonstrativos, até 98% do faturamento conciliado, rapidez na análise de glosas, redução de até dez vezes do tempo médio de recurso e melhoria dos indicadores financeiros das empresas. Há preços especiais para associados dos Sindicatos filiados.

 

Por Ana Paula Barbulho e Eleni Trindade
Fotos: Gerson Areias

Artigos Relacionados...

Últimas Notícias

O surgimento e a expansão do ensino médico

Em fevereiro comemoramos os 216 anos da primeira Faculdade de Medicina do Brasil: a Universidade Federal da Bahia. Inicialmente chamada Escola de Cirurgia da Bahia,

Curta nossa página

Mais recentes

Receba conteúdo exclusivo

Assine nossa newsletter

Prometemos nunca enviar spam.

Há 20 anos somos a entidade representativa dos estabelecimentos privados de saúde de São Paulo em âmbito nacional

plugins premium WordPress
Scroll to Top