Novo Podcast FEHOESP explica importância de treinar os profissionais na pandemia

No PodCast FEHOESP número 99, que entra no ar nesta sexta-feira, 3 de abril de 2020, o infectologista Evaldo Stanislau infectologista, professor da Universidade de São Paulo (USP) e d

Compartilhar artigo

No PodCast FEHOESP número 99, que entra no ar nesta sexta-feira, 3 de abril de 2020, o infectologista Evaldo Stanislau infectologista, professor da Universidade de São Paulo (USP) e diretor da Sociedade Paulista de Infectologia, comenta a importância das medidas que são sendo colocadas em prática no Brasil para enfrentar a pandemia de Covid-19. 

De acordo com ele, os leitos extras que governos estaduais e municipais estão providenciando pelo país são fundamentais e, tão importante quanto eles, é o preparo da mão de obra que atuará na linha de frente. Para Stanislau, estabelecer parceria com universidades pode ser uma saída. "Fica evidente que o mercado médico está carente para atender a essa demanda específica e temos que buscar novos profissionais. Além da chegada dos que não estão atuando ou que estavam em áreas administrativas, quem vai poder dar apoio neste momento são as universidades com alunos de enfermagem, medicina, fisioterapia, farmácia e outras áreas", destaca ele, explicando que outros países tomaram medida parecida acelerando a diplomação de estudantes que estavam na etapa final dos seus cursos. 

Para o especialista, o treinamento desse pessoal vai proporcionar um alinhamento entre assistência e ensino e pode ser feito e supervisionado com foco na questão respiratória, fator que mais inspira cuidados na dinâmica da doença. "Cerca de 20% dos casos terão complicações respiratória e precisarão de internação. Cerca de 5% desses 20% de casos terão complexidade maior e precisarão de UTIs", afirma. 

OUÇA O PODCAST NA ÍNTEGRA e saiba mais sobre protocolos clínicos importantes, pesquisas de vacinas, grupos de risco e uso de EPIs, comentadas por Evaldo Stanislau. 

       
 

Artigos Relacionados...

Últimas Notícias

O surgimento e a expansão do ensino médico

Em fevereiro comemoramos os 216 anos da primeira Faculdade de Medicina do Brasil: a Universidade Federal da Bahia. Inicialmente chamada Escola de Cirurgia da Bahia,

Curta nossa página

Mais recentes

Receba conteúdo exclusivo

Assine nossa newsletter

Prometemos nunca enviar spam.

Há 20 anos somos a entidade representativa dos estabelecimentos privados de saúde de São Paulo em âmbito nacional

plugins premium WordPress
Scroll to Top