Você está no site do SINDHOSPRU FEHOESP 360 Clique aqui para acessar o portal FEHOESP 360

Notícias

Abril é mês pela segurança do paciente

Abril é mês pela segurança do paciente

02/04/2019

Abril foi definido pelo Ministério da Saúde como o mês das iniciativas de segurança do paciente. Na Campanha Abril pela Segurança do Paciente, o governo incentiva os estabelecimentos de saúde a montar seus Núcleos de Segurança do Paciente (NSP), afinal essa é a maneira mais efetiva para que a qualidade no atendimento cresça. A Resolução da Diretoria Colegiada (RDC) 36/2013 estabelece a obrigatoriedade da implantação dos núcleos de saúde do paciente, que devem promover a prevenção, o controle e a mitigação de incidentes. De acordo com dados da Anvisa, entre 2014 e 2017 foram implantados 2.333 núcleos no Brasil. 

Além do papel fundamental no incremento de qualidade e segurança dos serviços de saúde, os NSP fazem o papel de atributo de qualidade para o reajustes dos contratos com as operadoras de saúde, conforme a Resolução Normativa (RN) 436 de 28 de novembro de 2018.  

Cursos

Com o objetivo de auxiliar os serviços de saúde a implantar seus NSP, o IEPAS promove dois cursos sobre o tema. No dia 11 de abril, o evento "Implantação do Núcleo de Segurança do Paciente e Notificação de Incidentes" será realizado em Presidente Prudente, no Hospital e Maternidade Nossa Senhora das Graças. Já no dia 24 de abril é vez da Regional de Santos do SINDHOSP receber o evento. 

SAIBA MAIS: 

Cursos IEPAS 

Presidente Prudente - SP 

Santos - SP  

Ministério da Saúde - Núcleo de Segurança do Paciente