Você está no site do SINDHOSPRU FEHOESP 360 Clique aqui para acessar o portal FEHOESP 360

Notícias

Comissão discutirá criação de carreira de estado para médicos

Comissão discutirá criação de carreira de estado para médicos

06/06/2013
Foi instalada, no dia 5 de maio, a Comissão Especial que irá discutir a PEC 454/09, que cria a carreira de estado para médicos. A PEC, de autoria dos deputados Eleuses Paiva (PSD/SP) e Ronaldo Caiado (DEM/GO), ambos médicos, é fruto de uma luta da classe médica há muito tempo empreendida.

Eleuses Paiva, o escolhido como relator da proposta, luta pela criação da carreira de estado para médicos desde os tempos de presidente da APM e AMB.

Após o anúncio do governo da intenção de trazer médicos estrangeiros para o Brasil sem prestar o Revalida - exame de revalidação de diplomas, que Eleuses Paiva é contra, ele acredita que a instalação da comissão será um grande passo para o setor de saúde.

Parada desde 2009, a PEC que prevê a criação da carreira de estado nos moldes de outras já existentes, como a dos magistrados, é uma luta antiga da classe. Paiva afirma estar muito contente com esta relatoria e que é uma importante vitória para a classe, pois como está sempre em contato com médicos de todo o país, bem como com estudantes de medicina, sabe do que a classe necessita.

Seu trabalho, diz o parlamentar, será o de ouvir a todos, em todos os estados. Médicos e entidades são convidados a trabalharem juntos com ele para que o relatório seja muito bom. "É um avanço para a classe médica, pois a carreira de estado é a única forma de acabar com a precarização do vínculo entre médicos e sistema público de saúde e também da falta destes profissionais no interior do nosso país".


Fonte: Agência Câmara