Cremesp acha maca em corredor em 58% dos hospitais

Macas nos corredores, dificuldade para transferir pacientes, equipes médicas incompletas e falta de materiais básicos. Esse foi o cenário encontrado pelo Cremesp

Compartilhar artigo

Vistoria foi feita em 71 prontos-socorros públicos paulistas entre fevereiro e abril

Macas nos corredores, dificuldade para transferir pacientes, equipes médicas incompletas e falta de materiais básicos. Esse foi o cenário encontrado pelo Cremesp (Conselho Regional de Medicina de SP) na maioria dos prontos-socorros públicos vistoriados pelo órgão no Estado.

Uma força-tarefa do conselho visitou no começo do ano 71 hospitais em São Paulo (10% da rede pública no Estado), geridos por municípios, pelo governo do Estado e por entidades parceiras (como Santas Casas e Organizações Sociais).

O grupo detectou que 41 deles tinham pacientes em macas nos corredores. “A assistência médica fica comprometida”, afirmou Renato Azevedo Júnior, presidente do Cremesp.

O problema mais comum encontrado foi a dificuldade de encaminhar pacientes para serviços de referência (hospitais mais especializados).

As visitas, feitas entre fevereiro e abril deste ano, também apontaram que em 42 salas de emergência faltava algum tipo de material e em 33 delas não havia médicos chefes de plantão.

Os dados vão subsidiar uma campanha que começa a ser feita hoje pelo Cremesp, com cartazes e inserções em rádios e emissoras de TV.

Outro lado
O Ministério da Saúde afirmou que destinou R$ 10,3 bilhões à saúde de São Paulo no ano passado e que os investimentos devem aumentar neste ano.

A Secretaria de Estado da Saúde afirmou que a superlotação em alguns prontos-socorros de hospitais estaduais se deve, na maioria dos casos, à falta de estrutura das redes de alguns municípios.

A Secretaria Municipal da Saúde de São Paulo disse que está reestruturando a rede emergencial e que prevê investimentos de R$ 95 milhões para ampliação e construção de novos equipamentos.

Disse ainda que está contratando mais 320 médicos.

Fonte: Folha de S. Paulo

Artigos Relacionados...

Convenções firmadas

Firmadas Convenções Coletivas de Trabalho com SINSAUDESP

FIRMADA CONVENÇÃO COLETIVA DE TRABALHO COM O SINDICATO DOSAUXILIARES E TÉCNICOS DE ENFERMAGEM E TRABALHADORES EMESTABELECIMENTOS DE SERVIÇOS DE SAÚDE DE SÃO PAULO –SINSAUDESP, VIGÊNCIA

Curta nossa página

Mais recentes

Receba conteúdo exclusivo

Assine nossa newsletter

Prometemos nunca enviar spam.

plugins premium WordPress
Rolar para cima