Saúde perde uma de suas maiores lideranças: Dante Montagnana

O médico Dante Ancona Montagnana, que presidia a FEHOESP desde sua fundação e o SINDHOSP havia mais de 15 anos, faleceu aos 87 anos, no Hospital do Coração, ...

Compartilhar artigo

Presidente da FEHOESP e SINDHOSP sofreu uma parada cardíaca na noite de 10 de dezembro, em São Paulo

O médico Dante Ancona Montagnana, que presidia a FEHOESP desde sua fundação e o SINDHOSP havia mais de 15 anos, faleceu aos 87 anos, no Hospital do Coração, capital paulista, na noite de 10 de dezembro, vítima de uma parada cardíaca.

O velório está sendo realizado no Funeral Home, localizado à Rua São Carlos do Pinhal, 376. O enterro acontece nesta terça-feira, 11 de dezembro, às 17h, no Cemitério da Consolação – Rua da Consolação, 1660, São Paulo.

Um dos maiores líderes do setor, Montagnana foi responsável pela criação do sistema sindical patronal da saúde no Estado de São Paulo. Também foi o idealizador da Federação dos Hospitais, Clínicas e Laboratórios do Estado de São Paulo (FEHOESP), ocupando a presidência da entidade desde a sua fundação, há nove anos. Com isso, o Estado de São Paulo passou a ter assento na Confederação Nacional de Saúde (CNS), participando diretamente das principais discussões do setor e negociações políticas na esfera federal.

À frente do Sindicato dos Hospitais, Clínicas e Laboratórios do Estado de São Paulo (SINDHOSP), a entidade transformou-se no maior sindicato patronal da área da saúde na América Latina. Implantou medidas como a descentralização administrativa do sindicato, com suas nove regionais no Estado. Hoje, o SINDHOSP representa aproximadamente 34 mil empresas privadas de saúde em São Paulo.

Dante Montagnana era formado pela Faculdade de Medicina da USP na turma de 1951, e optou pela Anestesiologia como especialidade por influência de um de seus mestres. Montou o Pronto Socorro Nossa Senhora da Pompeia, com mais quatro sócios, e, anos mais tarde, um hospital com o mesmo nome, na região do ABC paulista. Tornou-se mestre em Administração Hospitalar, com grande interesse por políticas de saúde. Foi diretor da Associação Paulista de Medicina (APM) e mais tarde diretor e vice-presidente do SINDHOSP, até passar a ocupar a presidência da entidade. Dante Montagnana deixa quatro filhos e seis netos.

Fonte: Comunicação FEHOESP, com informações do SINDHOSP

Artigos Relacionados...

Convenções firmadas

Firmadas Convenções Coletivas de Trabalho com SINSAUDESP

FIRMADA CONVENÇÃO COLETIVA DE TRABALHO COM O SINDICATO DOSAUXILIARES E TÉCNICOS DE ENFERMAGEM E TRABALHADORES EMESTABELECIMENTOS DE SERVIÇOS DE SAÚDE DE SÃO PAULO –SINSAUDESP, VIGÊNCIA

Curta nossa página

Mais recentes

Receba conteúdo exclusivo

Assine nossa newsletter

Prometemos nunca enviar spam.

plugins premium WordPress
Rolar para cima