Entidades pedem novas regras para pesquisas

Três instituições que representam cientistas e médicos brasileiros enviaram ontem ao Ministério da Saúde uma carta pedindo que o Conselho Nacional de Saúde avalie ...

Compartilhar artigo

Grupos de médicos e cientistas brasileiros querem mais agilidade para testes clínicos

Três instituições que representam cientistas e médicos brasileiros enviaram ontem ao Ministério da Saúde uma carta pedindo que o Conselho Nacional de Saúde avalie sugestões de mudanças nas regras de aprovação de testes clínicos feitos em voluntários humanos no país.

Segundo a SBPC (Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência), a ABC (Academia Brasileira de Ciências) e a ANM (Academia Nacional de Medicina), do jeito que está hoje, a regulamentação para as pesquisas com novos medicamentos “implica em enormes prejuízos ao nosso desenvolvimento científico e tecnológico, inviabilizando inclusive estudos clínicos de fase 1 e 2 em nosso país”.

Os estudos de fase 1 e 2 são os primeiros pelos quais os remédios devem passar, para provar que são seguros e eficazes antes serem testados em um número grande de pessoas.

De acordo com Rubens Belfort Jr., professor da Unifesp e membro titular da ABC e da ANM, o Brasil tem sido excluído de estudos internacionais por causa da demora no processo de aprovação nos CEPs (Comitês Ética em Pesquisa), na Conep (Comissão Nacional de Ética em Pesquisa) e na Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária).

“A duplicidade [de processos] de aprovação ou negação é crítica. Há situações em que o projeto está aprovado pela Conep mas a Anvisa demora, e vice-versa.” Segundo Belfort, as propostas de mudanças aguardam análise há um ano.

O Ministério da Saúde informa que o tema está na pauta da próxima reunião do CNS, no dia 11.

Fonte: Folha de S. Paulo

Artigos Relacionados...

Últimas Notícias

CAPE discute interoperabilidade e COP30

A Câmara de Assuntos Políticos e Estratégicos da FESAÚDE recebeu o médico e deputado federal Ismael Alexandrino em sua última reunião de 2026 para tratar

Curta nossa página

Mais recentes

Receba conteúdo exclusivo

Assine nossa newsletter

Prometemos nunca enviar spam.

plugins premium WordPress
Rolar para cima