Você está no site do SINDHOSPRU FEHOESP 360 Clique aqui para acessar o portal FEHOESP 360

Notícias

ANS começa a testar os indicadores de qualidade dos hospitais

ANS começa a testar os indicadores de qualidade dos hospitais

28/11/2012
A partir do início de 2013, a Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) começa a testar os indicadores de qualidade dos hospitais privados de várias regiões do país. A fase de teste, que começa em janeiro e vai até junho, contará inicialmente com 33 hospitais voluntários de todas as regiões, que serão submetidos a avaliações mensais. Serão avaliados os níveis de infecção, mortalidade, padrão de cirurgia segura, entre outros itens que deverão atestar a qualidade de atendimento aos pacientes.

A partir de julho, com o fim da fase de testes, a avaliação será obrigatória para os hospitais das redes próprias das operadoras de planos de saúde e opcional para os demais estabelecimentos. A ANS vai analisar 26 indicadores de qualidade dividos em seis áreas e os que apresentarem bom desempenho ganharão um selo de qualidade da Agência, identificado pela letra "Q", que deverá ficar ao lado do nome do hospital na lista de prestadores que fazem parte dos livros e portais das operadoras.

"Hoje não temos uma cultura de avaliação da qualidade desses estabelecimentos. Esse trabalho vai representar uma mudança de paradigmas", afirma o Gerente de Relações com Prestadores de Serviços da ANS, Carlos Figueiredo. Segundo ele, quando as avaliações começarem para todos os estabelecimentos, os benficiários de planos de saúde poderão escolher os hospitais para atendimento conforme os indicadores de qualidade e até cobrar das operadoras a inclusão na rede desses estabelecimentos.

Os indicadores de qualidade serão usados também, numa segunda etapa, com os serviços de apoio, diagnóstico e terapia que engloba laboratórios, diagnóstico por imagem, oncologia, hemodiálise e hemoterapia. Essas avaliações fazem parte do Programa de Monitoramento da Qualidade dos Prestadores de Serviços (Qualiss) que a ANS vem implementando na Saúde Suplementar.

Hospitais Voluntários:


Hospital Pasteur
Cardiotrauma Ipanema
Hospital Paulistano
Hospital Totalcor/SP
Hospital Unimed Bauru
Hospital Unimed São Joaquim
Hospital Unimed João Pessoa
Centro Hospitalar Unimed de Joinville
Hospital e Maternidade Unimed Leste Paulista
Hospital Unimed Caxias do Sul
Hospital Unimed Santa Helena
Hospital Unimed Sorocaba
Hospital Unimed (Volta Redonda)
Hospital de Clínicas de Niterói
Instituto Mário Penna/BH
Hospital Barra D'or
Casa de Saúde São José
Hospital Sino Brasileiro (Osasco)
Hospital Santa Cruz (SP)
Hospital Carlos Chagas (Guarulhos)
Hospital Novo Atibaia (Atibaia)
Hospital Nipo Brasileiro (SP)
Hospital AMA (Arujá)
Hospital Pró Cardíoco/RJ
Hospital Unimed Petrópolis
Hospital Vita Volta Redonda
Hospital Quinta D'or
Hospital Imaculada Conceição/MG
Santa Casa de Misericórdia de Passos
Hospital São Lucas de Governador Valadares
Hospital Badim
Hospital Infantil Sabará
Hospital Santa Paula


Fonte: ANS