SindHosp participa de mobilização na Câmara dos Deputados pelo Dia Nacional dos Laboratórios Clínicos

Apoiamos o dia 14 de Junho como data comemorativa do setor

Compartilhar artigo

Nessa terça-feira (14/12), na figura de nosso vice-presidente, Dr. Luiz Fernando Ferrari Neto, o SindHosp esteve reunido em audiência pública junto à Comissão de Seguridade Social e Família da Câmara dos Deputados. Estamos apoiando o projeto que visa instituir o Dia Nacional dos Laboratórios Clínicos como data comemorativa em 14 de Junho.

 

O dia foi escolhido em homenagem ao médico e cientista austríaco, Karl Landsteiner, que recebeu o Prêmio Nobel de Fisiologia e Medicina em 1930 por sua descoberta dos grupos sanguíneos humanos, um dos exames laboratoriais mais realizados no mundo.

 

A audiência contou com a participação de diversos segmentos representantes do setor, como o Conselho Federal de Farmácia, Sociedade Brasileira de Análises Clínicas, Sociedade Brasileira de Medicina Laboratorial, ABRAMED, Conselho Federal de Biomedicina e o Grupo Mineiro da Qualidade no Laboratório.

 

O vice-presidente do SindHosp, doutor Luiz Fernando Ferrari Neto, defendeu a importância dos laboratórios clínicos para a humanidade.

 

“Podemos construir uma linha do tempo, que começa na Primeira Guerra Mundial (1914 – 1918), quando a febre das trincheiras matou mais soldados do que a própria guerra; depois, em 1927 e 1940, a descoberta dos grupos sanguíneos e do Fator Rh; seguida da Segunda Guerra Mundial (1939 – 1945), em que se percebeu uma evolução na assistência aos feridos, aumentando assim a sobrevivência dos militares. E atualmente, o enfrentamento à Covid-19 nos provou, mais uma vez, o papel de destaque que se encontram os laboratórios para coleta e exames que identificam o vírus, monitoramento da doença, determinação do prognóstico e desenvolvimento da vacina”, enumerou doutor Luiz.

 

Seguimos na expectativa pelos próximos passos da Câmara dos Deputados e torcemos pela votação favorável na Plenária.

 

O vice-presidente do SindHosp, Dr. Luiz Ferrari, prestou reconhecimento à atuação dos laboratórios na pandemia

e defendeu a criação do dia 14 de Junho como data comemorativa do setor

Artigos Relacionados...

Últimas Notícias

O surgimento e a expansão do ensino médico

Em fevereiro comemoramos os 216 anos da primeira Faculdade de Medicina do Brasil: a Universidade Federal da Bahia. Inicialmente chamada Escola de Cirurgia da Bahia,

Curta nossa página

Mais recentes

Receba conteúdo exclusivo

Assine nossa newsletter

Prometemos nunca enviar spam.

Há 20 anos somos a entidade representativa dos estabelecimentos privados de saúde de São Paulo em âmbito nacional

plugins premium WordPress
Scroll to Top