Gonzalo Vecina diz: “Pandemia e desgoverno vão atrasar financiamento do SUS nos próximos anos”

O médico sanitarista dialogou ao vivo sobre os lapsos na atuação do Governo do Estado durante a pandemia

Compartilhar artigo

O presidente do SindHosp, Francisco Balestrin, mediou na noite desta última quinta-feira mais uma importante entrevista para a construção da proposta Saúde São Paulo. O médico sanitarista e ex-presidente da Anvisa, Gonzalo Vecina, dialogou ao vivo sobre os lapsos na atuação do Governo do Estado durante a pandemia e os bastidores da sua experiência na criação e desenvolvimento do Sistema Único de Saúde (SUS).

Diante do atual contexto do setor em São Paulo, para Vecina, é necessário repensar o sistema de saúde, tentando-o reconstruir de estado em estado. “A atenção primária, secundária e terciária devem ser pensadas na integralidade, o que depende do funcionamento adequado da hierarquização”, acrescenta Vecina.

 

 

Neste ano, segundo levantamento da Datafolha, o SUS foi apontado pela primeira vez entre os paulistanos como o melhor serviço público da cidade. Esse resultado, para Vecina, pode ser justificado em razão das emergências que a pandemia desenvolveu e consequentemente, a surpresa da população diante do desastre sanitário.

Avaliando o futuro desse sistema, a concepção do médico sanitarista não é positiva. “A pandemia e o desgoverno que estamos vivendo vão atrasar o financiamento do SUS em pelo menos dois governos. Até lá, vamos passar um tempo de desfinanciamento”, prevê.

Com o avanço dos diálogos com referências da saúde, a previsão do SindHosp é finalizar a construção da proposta até fevereiro/2022. “Estamos fazendo um esforço muito grande para que nossa entidade, que possui um desenho sindical, possa entregar essa proposta cidadã que tanto reforça nossa personalidade associativista”, detalha o presidente, Francisco Balestrin.

O próximo convidado do SindHosp a participar do talk show será o ex-governador de São Paulo, Geraldo Alckmin, na próxima terça-feira (19/10). As inscrições para acompanhar o diálogo ao vivo são gratuitas e para participar, o público deve fazer a inscrição pelo link.

 

Veja as fotos do evento aqui

Artigos Relacionados...

Últimas Notícias

O surgimento e a expansão do ensino médico

Em fevereiro comemoramos os 216 anos da primeira Faculdade de Medicina do Brasil: a Universidade Federal da Bahia. Inicialmente chamada Escola de Cirurgia da Bahia,

Curta nossa página

Mais recentes

Receba conteúdo exclusivo

Assine nossa newsletter

Prometemos nunca enviar spam.

Há 20 anos somos a entidade representativa dos estabelecimentos privados de saúde de São Paulo em âmbito nacional

plugins premium WordPress
Scroll to Top