Exames, estilo de vida saudável: Mês de conscientização sobre câncer de mama

Período marca ações de prevenção para o tipo de neoplasia mais comum entre as mulheres

Compartilhar artigo

Cuidar da saúde deve ser uma prática diária para todos, mas neste mês ganha destaque o movimento Outubro Rosa, criado para destacar ações de prevenção ao câncer de mama, tipo de neoplasia que mais mata mulheres no Brasil e no mundo. De acordo com o Ministério da Saúde, ele corresponde a cerca de 25% dos casos novos de câncer a cada ano. Esse percentual é de 29% entre as brasileiras. 

O movimento internacional de conscientização foi criado no início da década de 1.990 pela Fundação Susan G. Komen for the Cure e é celebrado anualmente para compartilhar informações e promover a conscientização sobre a doença, proporcionar maior acesso aos serviços de diagnóstico e de tratamento e contribuir para a redução da mortalidade. No Brasil, a data foi instituída pela Lei nº 13.733/2.018.

Esse tipo de câncer é causado pela multiplicação desordenada das células da mama. Trata-se de um processo gera células anormais que se multiplicam, formando um tumor. Há vários tipos de câncer de mama. Alguns têm desenvolvimento rápido, enquanto outros crescem mais lentamente. Esses comportamentos distintos se devem às características próprias de cada tumor. 

Por causa de múltiplos fatores relacionados ao seu surgimento e ao fato de que vários deles não são atitudes modificáveis, o câncer de mama não é uma doença totalmente prevenível. Mas, em linhas gerais, a prevenção baseia-se no controle dos fatores de risco e no estímulo aos fatores protetores, especificamente aqueles que podem ser mudados com a adoção de hábitos saudáveis:

– praticar atividade física;
– alimentar-se de forma saudável;
– manter o peso corporal adequado;
– evitar o consumo de bebidas alcoólicas;
– amamentar;
– evitar o uso de hormônios sintéticos, como anticoncepcionais e terapias de reposição hormonal.

Saiba mais AQUI

 

Fonte: Ministério da Saúde 

Artigos Relacionados...

Últimas Notícias

O surgimento e a expansão do ensino médico

Em fevereiro comemoramos os 216 anos da primeira Faculdade de Medicina do Brasil: a Universidade Federal da Bahia. Inicialmente chamada Escola de Cirurgia da Bahia,

Curta nossa página

Mais recentes

Receba conteúdo exclusivo

Assine nossa newsletter

Prometemos nunca enviar spam.

Há 20 anos somos a entidade representativa dos estabelecimentos privados de saúde de São Paulo em âmbito nacional

plugins premium WordPress
Scroll to Top