Você está no site do SINDHOSP FEHOESP 360 Clique aqui para acessar o portal FEHOESP 360

Notícias

SBPC/ML alerta que testes de Covid-19 devem ser feitos em laboratórios

SBPC/ML alerta que testes de Covid-19 devem ser feitos em laboratórios

09/06/2020

A Sociedade Brasileira de Patologia Clínica e Medicina Laboratorial (SBPC/ML) divulgou comunicado informando que o lugar certo para a realização dos testes de diagnóstico de Covid-19 é o laboratório clínico. A FEHOESP apoia a iniciativa. 

Segundo a SBPC/ML, recentemente o Ministério da Saúde divulgou boletim que libera a realização dos testes rápidos em farmácias, mas a preocupação da entidade é com o correto manuseio dos testes e com a grande variedade de fabricantes desses testes que chegam ao Brasil. Para fazer uma validação adequada, várias entidades uniram esforços para promover a validação dos kits de diagnóstico de Sars-CoV-19. 

Os primeiros resultados obtidos no programa de análises mostra que alguns dos testes têm o desempenho ideal quando solicitados após 20 dias de sintomas. Quando é feita testagem em pacientes com tempo menor do que essa evolução, o desempenho do teste pode ser prejudicado. O protocolo de validação foi baseado em Resoluções brasileiras (RDC 302/2005, 36/2015 e 348/2020) focadas em laboratórios clínicos.

SAIBA MAIS AQUI