SINDHOSP participa de encontro com secretário de Estado da Saúde de SP

SES pretende investir em soluções digitais e big data

Compartilhar artigo

A Agência Compass promoveu, na manhã do dia 21 de fevereiro, na Capital paulista, um bate papo com o secretário de Estado da Saúde de São Paulo (SES), José Henrique Germannn. O encontro reuniu gestores e líderes do setor, entre eles, o presidente do SINDHOSP, Yussif Ali Mere Jr, o vice-presidente do Sindicato, Luiz Fernando Ferrari Neto, e o CEO da FEHOESP, SINDHOSP e IEPAS, Marcelo Gratão.

As ações que já estão sendo desenvolvidas pela SES, e que colocam o paciente (ou cliente) no centro da assistência, foram expostas de forma bastante didática pelo secretário. O planejamento da secretaria parte de três linhas de atuação. A primeira é Políticas e Práticas de Gestão, que objetiva a eficiência operacional, a integração organizacional e a criação de um sistema de informações que auxilie na gestão de algumas organizações, como as santas casas, por exemplo. “É por esse caminho que vamos conseguir estabelecer mais vínculos com a iniciativa privada e combater o desperdício”, acredita o secretário.

 

Outra frente de atuação no planejamento da SES é de Políticas e Práticas Assistenciais, que contempla desde a atenção básica, passa pela secundária e terciária, introduz conhecimento e protocolos científicos até atingir a hierarquização e regionalização da assistência. “Hoje, no Brasil, nosso modelo assistencial está desorganizado. Precisamos melhorar o modelo para ganhar agilidade”.

Por fim, a terceira área do planejamento da secretaria é de Políticas e Práticas de Qualidade. “Dos hospitais públicos estaduais apenas metade tem algum nível de acreditação. Precisamos disseminar a cultura da qualidade e da melhoria contínua, para alcançarmos uma certa hegemonia”, defende José Henrique Germann. A segurança do paciente está no centro dessas ações da SES e, segundo o secretário, a inovação digital é a principal aliada nesse processo. “Vamos trabalhar para que o usuário tenha uma plataforma que o possibilite agendar consultas, exames, o seu prontuário e seja beneficiado pela telemedicina. Estamos investindo em big data”, ressaltou José Henrique Germann. Um projeto piloto deve acontecer ainda nesse primeiro semestre em um município do ABC paulista. Acompanhe as novidades da iniciativa em breve no site do SINDHOSP. 

 

Da Redação 

Artigos Relacionados...

Últimas Notícias

O surgimento e a expansão do ensino médico

Em fevereiro comemoramos os 216 anos da primeira Faculdade de Medicina do Brasil: a Universidade Federal da Bahia. Inicialmente chamada Escola de Cirurgia da Bahia,

Curta nossa página

Mais recentes

Receba conteúdo exclusivo

Assine nossa newsletter

Prometemos nunca enviar spam.

Há 20 anos somos a entidade representativa dos estabelecimentos privados de saúde de São Paulo em âmbito nacional

plugins premium WordPress
Scroll to Top