Você está no site do SINDHOSP FEHOESP 360 Clique aqui para acessar o portal FEHOESP 360

Notícias

4º CONAHP aborda ética na saúde sob diversos aspectos

4º CONAHP aborda ética na saúde sob diversos aspectos

22/11/2016
A Associação Nacional de Hospitais Privados (Anahp) mobilizou as principais lideranças da saúde no Brasil, além de gestores e profissionais do setor, em um profundo debate sobre ética e a conduta empresarial na saúde, na 4ª edição do Congresso Nacional de Hospitais Privados (Conahp), que terminou em 18 de novembro, no World Trade Center, em São Paulo.
 
Durante os três dias de evento - 16, 17 e 18 - mais de 1.200 inscritos puderam participar de debates e assistir a palestras de grandes especialistas, como Boi Ruiz Garcia, conselheiro de Saúde do Governo da Catalunha; Don Sinko, diretor de um dos hospitais mais éticos do mundo, a Cleveland Clinic (EUA); e Simon Longstaff, diretor executivo no "The Ethics Center", na Austrália.
 
A abertura teve a presença do ministro da Saúde, Ricardo Barros, do Secretário de Saúde do Estado de São Paulo, David Uip, diretor-presidente da Agência Nacional de Saúde Suplementar, José Carlos Abraão e do Paulo Skaf, presidente da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp).
 
O presidente da FEHOESP, Yussif Ali Mere Jr, esteve entre as autoridades, acompanhado de Luiz Fernando Ferrari Neto, José Carlos Barbério e Marcelo Gratão.
 
O presidente da Anahp, Francisco Balestrin, destacou sugestões da entidade para combater os desafios que o setor enfrenta. Ele defendeu a reforma do modelo de remuneração da saúde suplementar no país. Balestrin avalia que o atual modelo conduz ao desperdício e estimula práticas antiéticas.
 
– Sabemos que precisamos reformar, sabemos quais são as opções e sabemos como implementá-las – afirmou.
Balestrin também criticou a falta, em muitas instituições, de mecanismos que sejam capazes de prevenir, descobrir, denunciar e remediar os desvios éticos que podem ocorrer.
 
– Pelo menos 95% dos hospitais do Brasil não têm nenhuma forma de acreditação, mesmo nos níveis mais básicos. Falta a transparência de submeter-se a uma avaliação independente e jogar luz dentro dos hospitais, tanto para mostrar o que é bonito quanto para consertar o que não é – enfatizou o presidente da Anahp.
 
Publicações
 
Durante os três dias de Conahp, as discussões foram divididas em sessões plenárias. No primeiro dia de congresso, a Anahp lançou o manual do programa de compliance, uma publicação orientativa e que apresenta os elementos básicos e fundamentais para o estabelecimento de um programa de Ética e Compliance nas organizações.
 
A entidade lançou ainda um livro, “O Hospital – Memórias de um Brasil em transformação”, com as trajetórias de importantes hospitais do país e um panorama da saúde nacional. Outras publicações também chegaram: "Organização Assistencial", "Clima Organizacional/Setor Hospitalar Privado" e "Segurança da Informação para Hospitais".
 
A celebração dos 15 anos teve o lançamento de um rótulo de Merlot ,da vinícola Don Giovanni, batizado de "A Carta", em referência ao conjunto de princípios que norteia a atividade dos associados.
 
O tema para o 5º Conahp, que acontece em novembro de 2017, já foi definido: "O hospital do futuro: e o futuro dos hospitais".
 
Fotos: Leandro Godoi