Você está no site do SINDHOSP FEHOESP 360 Clique aqui para acessar o portal FEHOESP 360

Notícias

A importância do gerenciamento de resíduos

A importância do gerenciamento de resíduos

13/09/2016
A gestão de resíduos na área da saúde é fundamental para garantir a segurança dos profissionais, a garantia de bons serviços no setor e evitar riscos para a população. Uma caixa de resíduos infectantes que não é descartada adequadamente pode cair nas mãos de uma pessoa que não sabe ler e ser usada indevidamente para armazenamento ou transporte de produtos. E esse é apenas um exemplo de situações que precisam ser evitadas a todo custo.  
 
Portanteo, o aperfeiçoamento constante nesse setor é essencial. Com foco no aperfeiçoamento dos profissionais que lidam diretamente com essa questão, o IEPAS (Instituto de Ensino e Pesquisa na Área da Saúde) promoveu no dia 13 de setembro o curso "Plano de Gerenciamento de Resíduos de Serviços de Saúde", no auditório do SINDHOSP, capital paulista.
 
O evento foi ministrado por Elenice Messias do Nascimento Gonçalves, biomédica, especialista em Saúde Pública pela Faculdade de Saúde Pública da Universidade de São Paulo (USP), doutora em Ciências pelo Departamento de Patologia da Faculdade de Medicina Universidade de São Paulo (USP) e encarregada do Laboratório de Parasitologia – Divisão do Laboratório Central do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (DLC - HCFMUSP). 
 
"O curso visa promover uma melhor conscientização do manejo de serviços de saúde, na minimização de riscos ocupacionais, ambientais e de saúde pública", explicou ela, que também é gestora do Plano de Gestão de Resíduos da Divisão de Laboratório Central - HCFMUSP. No evento, os participantes tiveram acesso a uma revisão das diretrizes legais, das classificações de resíduos gerados e propostas de confecção de projetos, melhorias e atualização. Durante o evento também participaram de discussões para troca de experiências.