Você está no site do SINDHOSP FEHOESP 360 Clique aqui para acessar o portal FEHOESP 360

Notícias

Alerta: ainda não há remédio para a aids

Alerta: ainda não há remédio para a aids

26/08/2016
Quem atua na área da saúde tem consciência de que muitas conquistas e avanços tecnológicos podem levar anos de trabalho de pesquisa com uma variada gama de profissionais envolvidos. Nenhum procedimento médico ou remédio eficaz surge da noite para o dia. 
 
Por isso, é importante ficar atento e repassar informações para seus clientes e pacientes. O mais recente exemplo é a proibição que a Anvisa noticiou nesta sexta-feira, 26 de agosto: a divulgação irregular de um produto feito com a planta mutamba, que estaria alegando falsa cura da aids/HIV. 
 
O produto “Mutamba contra a Aids” não tem registro na agência e é, portanto, um produto clandestino, de origem e composição desconhecida. A medida é preventiva, pois apesar das denúncias, não foram encontrados indícios da comercialização da falsa cura da Aids. A resolução RE 2.290/16 proíbe toda a publicidade do produto em todo o território nacional, a partir da data de publicação no Diário Oficial da União.
 
Denúncias
Produtos irregulares, ou seja, mercadorias que estejam fora das exigência da Anvisa não oferecem garantias de eficácia, segurança e qualidade que são necessárias para saber se um produto funciona e é seguro. 
 
Produtos e medicamentos irregulares ou falsificados podem não fazer efeito, prejudicar tratamentos médicos ou em casos mais graves, comprometer a saúde do cidadão. 
 
A Anvisa tem disponível o telefone 0800-642-9782 para orientações antes de comprar ou divulgar itens de origem suspeita ou não registrados. 
 
Também é possível fazer uma denúncia pela Ouvidoria da Anvisa AQUI