Você está no site do SINDHOSP FEHOESP 360 Clique aqui para acessar o portal FEHOESP 360

Notícias

FEHOESP amplia Projeto Bússola

FEHOESP amplia Projeto Bússola

05/08/2016

O Projeto Bússola, que auxilia clínicas de serviços de saúde a obter certificados de qualidade e é organizado pelo IEPAS, está com inscrições abertas para novas turmas. O prazo para novos interessados vai até o final de agosto.  Agora, o programa ampliou sua área de atuação e tem treinamentos específicos para serviços de home care. A inclusão desse tipo de atendimento num programa de acreditação específico nasceu de uma ideia amadurecida em reuniões internas da categoria.

“Em reuniões do comitê de clínicas da Fehoesp, os associados levantaram a questão de estender o Bússola para os estabelecimentos de assistência domiciliar, uma vez que o mercado mostra-se cada vez mais exigente. É uma atividade muito exposta e precisa ter um sistema de gestão muito mais afinado, até mais que um hospital”, comenta o gestor do IEAPAS, Marcelo Gratão, .  

Na assistência domiciliar, muitas vezes o cliente final não opinião em prol de si mesmo. Devido ao seu estado de saúde, o paciente tende a buscar melhorias no atendimento a terceiros, por isso há uma exigência de qualidade ainda maior para lidar não somente com ele que está ali passando por um momento delicado, mas também por parte da família, cuidadores e amigos.

Lançado em 2013, o programa foi criado para atender a necessidade desse mercado, que tinha dificuldades para obter certificação. Para preencher essa lacuna, SINDHOSP e FEHOESP se uniram para lançar esse projeto inovador em parceria com a Organização Nacional de Acreditação (ONA), pois até então não estava disponível no mercado um programa semelhante de acreditação para clínicas. Em 2015 foram  as clínicas de diagnóstico foram incluídas no escopo de atuação do projeto. 

No ano passado, 17 empresas que concluíram as três etapas iniciais e agora estão se preparando para pedir a visita de acreditação da ONA. Elas têm prazo até o final deste ano. A primeira edição do programa foi realizada ao longo de 2014, com a participação de oito clínicas. Destas, seis já fora creditadas.