Você está no site do SINDHOSP FEHOESP 360 Clique aqui para acessar o portal FEHOESP 360

Notícias

Sírio promove curso de doenças inflamatórias intestinais

Sírio promove curso de doenças inflamatórias intestinais

03/08/2016

Diagnóstico claro, tratamentos clínico e cirúrgico corretos são os pontos primordiais quando se fala em qualquer problema de saúde, mais ainda no caso das doenças de Crohn e a retocolite ulcerativa. Classificadas genericamente como doenças inflamatórias intestinais, apesar de serem distintas, ambas mantêm semelhanças clínicas que dificultam a identificação e o melhor tratamento. Com o objetivo de oferecer um conhecimento mais específico dessas duas doenças, o Instituto Sírio-Libanês de Ensino e Pesquisa (IEP/HSL) irá promover o V Curso de Doenças Inflamatórias Intestinais, no próximo dia 20 de agosto, em São Paulo. 

A doença de Crohn se caracteriza por uma inflamação em todas as camadas da parede do intestino, com lesões difusas ao longo do trato digestivo. Já a retocolite ulcerativa ataca especificamente o cólon e reto. 

"Precisamos formar mais profissionais que saibam tratar e diagnosticar estas duas doenças crônicas que causam um sofrimento muito grande nas pessoas", destaca o Prof. Dr. Sérgio Carlos Nahas, um dos coordenadores do curso e professor livre docente da disciplina de Coloproctologia da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo. 

Voltado para médicos e residentes das especialidades de coloproctologia, gastroenterologia, cirurgia geral e endoscopia, o curso abordará entre outros temas: novas drogas biológicas, tratamentos cirúrgicos e aspectos anatomopatológicos das doenças. 

O Brasil não possui dados epidemiológicos, mas de acordo com a fundação americana Crohn & Colite (CCFA), as doenças inflamatórias, cujas causas ainda são desconhecidas, atingem cerca de 1,4 milhão de americanos. "O que podemos afirmar é que são doenças autoimunes, nada mais. Por isso a necessidade de diagnóstico e tratamento corretos é fundamental", ressalta Nahas. 

Com um forte conteúdo que prevê discussões de casos clínicos, conferências e mesas redondas com importantes especialistas da área, o V Curso de Doenças Inflamatórias Intestinais conta também com a coordenação do Dr. Marcelo Rodrigues Borba, diretor da Sociedade Brasileira de Coloproctologia. 

 

Serviço
Evento: V Curso de Doenças Inflamatórias Intestinais
Data: 20/08
Local: Instituto Sírio-Libanês de Ensino e Pesquisa
Endereço: Rua Professor Daher Cutait, 69 - São Paulo-SP
Informações: https://iep.hospitalsiriolibanes.org.br/web/iep/-/iv-curso-de-doencas-inflamatorias-intestinais