Você está no site do SINDHOSP FEHOESP 360 Clique aqui para acessar o portal FEHOESP 360

Notícias

Instituto Sírio-Libanês promove capacitações em cardiologia

Instituto Sírio-Libanês promove capacitações em cardiologia

28/07/2016
Infarto agudo do miocárdio, acidente vascular cerebral (AVC) e arritmias cardíacas. Essas doenças cardiovasculares foram responsáveis por mais de 3,1 milhões de óbitos entre os anos de 2004 e 2013, de acordo com a Sociedade Brasileira de Cardiologia (SBC). Números que representam o dobro das mortes causadas por todos os tipos de cânceres e revelam um cenário que pede uma constante atualização por parte de médicos e demais profissionais de saúde. Atento às  reais necessidades na área de cardiologia, o Instituto Sírio Libanês (IEP/HSL) promoverá três cursos que abrangem desde o atendimento de emergência até o que há de mais recente na especialidade.
 
Um dos cursos em  destaque do IEP - voltado para médicos das especialidades de clínica médica, cardiologia e medicina intensiva - é o III Simpósio de Síndrome Coronariana Aguda que irá discutir diversos temas como as certezas e as incertezas da  dupla antiagregação plaquetária (DAP) com o intuito de reduzir as complicações trombóticas.  "São assuntos complexos que também serão abordados em plenárias com importantes nomes da cardiologia  incluindo o corpo docente atuante no Centro de Cardiologia do Hospital Sírio Libanês", explica o Dr. Felipe Gallego Lima, médico do Centro de Cardiologia do Hospital Sírio-Libanês e um dos coordenadores científicos do simpósio ao lado do Prof. Dr. Roberto Kalil Filho, diretor do Centro de Cardiologia do Hospital Sírio-Libanês.
 
Compartilhar e discutir questões que contribuam para  avançar no tratamento das doenças cardiológicas é  a proposta  do VI Curso Prático Internacional de Suporte Circulatório Mecânico: Estado Atual - cuja especificação é  voltada para os tratamentos de casos mais graves. "O Brasil  realiza  aproximadamente 400 transplantes por ano, mas temos necessidade de realizar  mais 2 mil, em média. Por isso, a capacitação é extremamente importante", declara o Paulo Manuel Pêgo Fernandes que atua na coordenação do curso ao lado de uma equipe composta pelas Profas. Dras. Filomena Regina Barbosa Gomes Galas, Ludhmila Abrahão Hajjar e Dra. Silvia Moreira Ayub Ferreira. A supervisão desse curso é dos Profs. Drs. Roberto Kalil Filho e Fábio Biscegli Jatene.
 
O VI Curso Prático Internacional de Suporte Circulatório Mecânico: Estado Atual, contará também com a participação de renomados especialistas internacionais - entre os quais, Paolo C. Colombo, professor do Instituto Herbert Irving,  da Universidade de Columbia (EUA), Christof Schmid, diretor do Departamento de Cirurgia Cardiotorácica do Centro Médico da Universidade de Regensburg, e Sebastian V. Rojas, professor do Departamento de Transplante e Cirurgia Vascular da Faculdade de Medicina de Hannover, ambos da Alemanha.
 
"Quando falamos em doença cardíaca, em um AVC, por exemplo, cada minuto é importante. E como muitas vezes ocorre, no pronto atendimento, quem está de plantão não é necessariamente da área, precisamos capacitar profissionais que saibam identificar a doença e adotar  os procedimentos necessários",  destaca  o Fernando Ganem, diretor do Serviço de Pronto Atendimento do Hospital Sírio-Libanês, que coordena  o  IV Simpósio de Emergências Cardiológicas ao lado de Augusto Scalabrini Neto. 
 
Saiba mais sobre os cursos de qualificação em cardiologia do IEP: https://iep.hospitalsiriolibanes.org.br/web/iep/home 
 
Serviço
Local: Instituto Sírio-Libanês de Ensino e Pesquisa
Endereço: Rua Professor Daher Cutait, 69 – São Paulo-SP
 
Início:
30/07 - III Simpósio de Síndrome Coronariana Aguda
16 e 17/09 - VI Curso Prático Internacional de Suporte Circulatório Mecânico: Estado Atual
29/10 -  IV Simpósio de Emergências Cardiológicas