Você está no site do SINDHOSP FEHOESP 360 Clique aqui para acessar o portal FEHOESP 360

Notícias

"Brasil sai ganhando após Brexit", afirma embaixador britânico

19/07/2016
Recentemente o mundo assistiu o referendo que determinou a saída do Reino Unido da União Europeia, conhecido como Brexit. A legitimidade do ocorrido e suposições de como seria o futuro econômico com os demais países começaram a surgir e transformaram o cenário em um verdadeiro painel de dúvidas. 
 
Para Alexander Ellis, embaixador britânico no Brasil, nosso país ganha destaque após o Brexit.  “O Brasil se torna mais importante em termos econômicos, de investimentos, educação, política, pesquisa e outras áreas”, afirmou durante o evento “Brexit e suas implicações nas relações Brasil - Reino Unido, que aconteceu na sede da Câmara Britânica de Comércio (Britcham), em São Paulo, com apoio da FEHOESP e do SINDHOSP, representados pelo gestor do IEPAS, Marcelo Gratão.  
 
“Essa é uma conclusão que o Reino Unido já chegou há alguns anos, por isso aumentamos nossa presença no Brasil. Abrimos no ano passado um consulado em Belo Horizonte e elevamos os investimentos em fundos bilaterais, para pesquisa e o fundo de prosperidade. Foi um forte aumento da presença financeira e física", concluiu.
 
Ellis destacou também o apoio brasileiro à acordos bilaterais. “Logo após o Brexit recebemos os cumprimentos de José Serra, ministro das Relações Exteriores do governo interino de Michel Temer. O Itamaraty deseja reforçar os laços com os britânicos, mas não podemos nos esquecer do apoio e importância da UE, que são nossos principais parceiros comerciais".
 
Por enquanto o Reino Unido continua sendo membro da União Europeia e, assim, não pode negociar acordos bilaterais com outros países, mas o embaixador afirmou que “é necessário manter os olhares atentos ao mundo”. Ellis finalizou sua explanação dizendo que que o governo britânico pretende realizar um evento "Brasil week" no país em 2017, para reforçar os elos bilaterais.
 
FOTO: Leandro Godoi