Você está no site do SINDHOSP FEHOESP 360 Clique aqui para acessar o portal FEHOESP 360

Notícias

"Gestores precisam apostar em inovação"

20/05/2016
Na manhã do último dia de Feira Hospitalar, 20 de maio, para encerrar a programação de eventos, realizou-se o II Fórum Nacional de Empreendedorismo e Startups na Saúde, promovido pelo ITS, em parceria com o IEPAS, sob o tema central  "A Internet das coisas".
 
Destaque para a palestra de professor Gil Giardelli, um dos maiores especialistas brasileiros do mundo.com. Segundo ele, o Brasil está avançado no que diz respeito a inovação e tecnologia, mas que acabam demarcadas por "ilhas de excelência". "Está na hora de termos um projeto de inovação", disse.
 
Por conta do baixo custo e da disseminação da informação por meio das redes, os jovens empreendem muito, conforme explicou. "Pela primeira vez nas últimas décadas, a inovação não está acontecendo só nas universidades, mas também nos grupos que estão se reunindo nessa sociedade em rede". E como levar esta inovação que acontece às margens do academiscismo para as instituições? Segundo ele, depende dos gestores. "Os gestores podem fazer esse investimento agora, nas empresas que estão nascendo, ou terão que comprar no futuro e pagar muito caro pelas inovações. Por exemplo, você já tem o Hospital Albert Einstein que já criou essas maratonas de inovação. O São Camilo também está fazendo isso".
 
O framework inteligente de gestão remota batizado Clever Care foi apresentado por Mario Sergio Adolfi Jr. O produto já foi etstado na cidade de São Paulo, na Favela da Erundina, localizada na zona sul da cidade. Funciona como um aplicativo que funciona a partir da troca de mensagens entre o programa e o paciente — monitorando a administração de remédios, esclarecendo dúvidas e servindo como alerta para os médicos que fazem o acompanhamento, caso algo saia da normalidade. “É um canal de comunicação que funciona 24 horas por dia e o resultado é o tratamento correto e a mudança na vida do paciente”, explicou Adolfi. O programa desenvolve um diálogo com o paciente que antes ficava sozinho entre uma consulta e outra, tornando-se um parceiro, ajudando no cuidado contínuo no tratamento e administração de remédio”.
 
Adolfi Jr.é um dos 10 ganhadores do prêmio MIT Technology Review Inovadores - edição brasileira, para jovens de até 35 anos que trabalham para encontrar soluções que resolvam problemas reais da sociedade por meio da tecnologia, Concedida pelo Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT), nos Estados Unidos, a iniciativa já existente em países como Itália, França e Espanha, e já revelou empreendedores como Mark Zukerberg (Facebook) e Sergey Brin (Google). Os 10 jovens inovadores brasileiros foram escolhidos por uma comissão de jurados nacionais e internacionais, entre eles empresários, tecnólogos e pesquisadores.
 
Já o gerente de negócios e operações da Desenvolve SP – Agência de Desenvolvimento Paulista, Mauro Miranda, falou sobre as opções de recursos disponíveis para os interessados em obter fomento para suas ideias e negócios.