Você está no site do SINDHOSP FEHOESP 360 Clique aqui para acessar o portal FEHOESP 360

Notícias

Mais de 35 milhões brasileiros sofrem com algum tipo de problema de visão

Mais de 35 milhões brasileiros sofrem com algum tipo de problema de visão

03/03/2016
Pesquisa do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) mostrou que no Brasil mais de 35 milhões de pessoas sofrem com algum problema de visão, número representa quase 19% da população. Em torno de 500 mil pessoas receberam o diagnóstico de cegueira.
 
Para o cirurgião-oftalmologista, Renato Neves, que é pós-doutor pela Harvard Medical School, inúmeros desses problemas poderiam ser evitados se as pessoas se atentassem mais para saúde dos olhos. "Os cuidados devem começar desde cedo. Essa é a melhor forma de prevenir doenças, e principalmente uma boa maneira de lutar contra o envelhecimento dos olhos e a cegueira na terceira idade", afirma o especialista. 
 
O médico afirma que é comum as pessoas deixarem de lado a preocupação com a visão e só se prevenirem quando a doença vem à tona. “E aí pode ser tarde demais para tratar. Cuidados precoces podem evitar, postergar ou atenuar algum problema, por isso, é muito importante que a pessoa procure um especialista sempre que perceber algo diferente, como uma coceira excessiva, olhos lacrimejando constantemente, vermelhidão e até uma dor de cabeça que se mantém por dias", explica.
 
O cirurgião-oftalmologista diz que cultivar bons hábitos, como praticar exercícios regularmente, não fumar, usar óculos escuros, mesmo em dias nublados, e manter uma alimentação saudável também contribuem e muito com a saúde dos olhos. "Hábitos como esses podem prevenir doenças comuns, como a conjuntivite, e também as graves, como a catarata e o glaucoma”, diz Renato Neves. 
 
Confira algumas dicas que podem contribuir para manter a saúde ocular em dia:
 
1) Não fumar;
2) Praticar exercícios regularmente;
3) Manter uma alimentação saudável;
4) Não usar maquiagens vencidas ou falsas;
5) Usar óculos escuros, mesmo em dias nublado;
6) Procurar um oftalmologista para fazer um checkup da visão;
7) Não usar o computador durante períodos ininterruptos, é sempre importante parar a cada duas horas, para dar um descanso aos olhos;
8) Nunca usar óculos de grau ou de sol falsos.